Genial: “E”, o curta que te fará pensar sobre o triste mundo dominado por coisas

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Um mundo tomado por máquinas. Esse é um conceito muito explorado em filmes, séries, livros. Desde o advento da Revolução Industrial, o homem viu na máquina uma possibilidade de progresso, de substituição do trabalho – até então braçal – pelo automático. No entanto, o futuro distópico no qual as máquinas tomam os lugares das pessoas, e iniciam uma revolução, não é a única discussão possível sobre isso.

E é isso o que mostra o documentário “E”, dirigido por Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos.

O curta de 17 minutos apresenta uma cidade sem pessoas, esvaziada de humanidade, mas cercada de carros, por todos os lados. O documentário mostra os estacionamentos de São Paulo e faz uma contraposição mostrando o que eram os espaços hoje tomados por carros.

Há, por exemplo, um cinema na Penha transformado em estacionamento. Casas demolidas que abrigam carros. Prédios inteiros que servem como estacionamento. Tudo isso narrado por vozes, que, propositalmente, não têm rosto.

Genial

O documentário é sobre estacionamentos, mas é mais que isso. É sobre memória, sobre solidão, sobre o vazio que fica quando as pessoas deixam de significar nos espaços públicos.

  • Premiado como Melhor Curta na Mostra de Cinema de Tiradentes (2014),
  • Melhor Documentário no Festival de Documentários (2014) e no
  • Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2014),

“E” é um reflexão que vai além da discussão homem x máquina, mostrando que já vivemos em mundo dominado por coisas, e que estas escancaram que dentro do progresso trazido por elas, há um vazio incômodo e um desencontro com nós mesmos.

Imperdível! Assistam e Reflitam!

Talvez te interesse ler também:

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para GreenMe desde 2017.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook