No Equador as árvores caminham e mudam de lugar 20 metros por ano


Cada vez mais se descobrem fenômenos extraordinários sobre a vida das árvores. No Equador se difundiu uma variedade de árvores que “caminham”, ou melhor, que, graças às suas características, são capazes de mover-se aproximadamente 20 metros por ano. Como isso é possível?

As plantas da espécie Socratea exorrhiza são apelidadas de “árvores móveis”. O sistema radicular complicado dessas árvores permite que elas se movam constantemente em busca de sol, nas diferentes estações que se sucedem.

Elas são capazes de mover-se cerca de 2 ou 3 cm por dia. Os guias que acompanham os turistas nas florestas do Equador por anos, contam sobre a sua extraordinária capacidade de locomoção.

A versão mais comum da história é sobre o fato de que as plantas se movem lentamente dia após dia para perseguirem o sol. A conformação das raízes nos dá a ilusão de que estas plantas têm pernas.

Mas nem todo mundo está convencido da real capacidade de circulação dessas árvores, uma vez que parte do fenômeno permanece um mistério para a ciência, e este seria um dos muitos segredos que a natureza mantém e que seria fascinante se aprofundar.

As árvores que caminham poderiam ser apenas uma lenda, mas no Equador o fenômeno é descrito como real o suficiente para atrair a atenção de estudiosos do mundo inteiro.

Peter Vrsansky, paleontólogo da Earth Science Institute da Slovak Academy of Sciences de Bratislava, diz que essas árvores são realmente capazes de se moverem devido ao movimento de suas próprias raízes.

O que você acha? Você já esteve no Equador para admirar as árvores que andam?

Talvez te interesse ler também:

PLANTAS PODEM “SENTIR” QUANDO ESTÃO SENDO ATACADAS

10 FLORES QUE SE PARECEM COM COISAS E ANIMAIS

NOVO ESTUDO REVELA: AS PLANTAS TAMBÉM SE ESTRESSAM

Fonte foto: BBC




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...