Cataratas do Iguaçu: as águas voltaram após a pior seca da história


As Cataratas do Iguaçu, uma das maiores atrações turísticas da Argentina, enfrentavam uma das piores secas da história, desde abril deste ano. Eis que no dia 23 de maio, as águas voltaram a cair aos poucos, renovando a esperança da volta do turismo na região.

A escassez de água nas Cataratas do Iguaçu foi provocada pelo menor volume de chuvas nos últimos três meses, na região do Paraná. Graças às chuvas ocorridas no sul do Brasil nos últimos dias, o rio Iguaçu voltou a encher.

Segundo informações do site La Nacion, as águas do rio Iguaçu começaram a ser monitoradas em 1931 e, desde então, nunca houve uma seca como essa, na qual o fluxo de água chegou a apenas 10% no dia 10 de maio.

No dia 23 de maio, primeiro dia do retorno, o volume de águas chegou a 519 metros cúbicos por segundo, chegando até 558 ao meio-dia. Esse valor ainda está longe do normal que, de acordo com o controle hidrológico, é de 1200 a 1500 metros cúbicos por segundo.

Apesar do retorno das águas nas Cataratas do Iguaçu, o turismo na região continua afetado devido à pandemia do coronavírus que começou no dia 14 de março e o Parque Nacional foi fechado desde então.

O presidente da Autoridade de Turismo de Iguaçu, Leopoldo Lucas, informou que a pandemia está controlada na região e espera que o turismo volte a funcionar no início de junho.

Em 2019, a média de visitantes às Cataratas do Iguaçu chegou a 5.000 por dia, totalizando no recorde de 1.620.000 no ano. Já em 2020, as visitas contabilizaram apenas 425.000 visitantes até o dia 14 de março.

Talvez te interesse ler também:

Argentina: Buenos Aires e Mendoza, você precisa conhecer! Veja Dicas

Caraíva: o céu mais estrelado do Brasil! FOTOS

Paris fora do roteiro: arte e cultura longe do complexo turístico




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...