A impressionante escadaria-órgão que soa com a água do mar


À primeira vista parece uma escadaria à beira-mar, larga, branca e comum, mas, na verdade, ela faz parte de um milagre arquitetônico, o Morse Orgulje é uma espécie de órgão marinho que soa àqueles que passeiam pelo cais do porto de Zadar, na Croácia.

Projetada há 10 anos pelo arquiteto Nikola Bašić com a ajuda de vários consultores de hidráulica marinha, o órgão tornou-se um símbolo da cidade e um lugar de encontro para moradores e turistas.

Os degraus medem cerca de setenta metros e estão divididos em sete seções, cada uma de dez metros. No interior dos degraus foram instalados 35 tubos de órgão que variam em forma e comprimento, entre a areia e o mar. Graças às ondas, os tubos produzem um som agradável e constante. A sinfonia é modulada de acordo com sete acordes e cinco tons, típicos da música da Dalmácia.

foto

Isso cria um concerto sempre variado e coordenado pela própria natureza, onde os arranjos são aleatórios e dependem do movimento das ondas. Se o mar está agitado, por exemplo, o som será mais intenso e o ritmo mais rápido.

foto

foto: terracon

Esta é a atmosfera, meio mágica, meio mística, que circunda a escadaria localizada no centro histórico de Zadar e foi realizada depois dos danos causados à costa durante a Segunda Guerra Mundial.

Não que o barulho típico das ondas do mar não seja maravilhoso, mas o resultado deste projeto é oferecer um espetáculo para os olhos e um prazer para os ouvidos, em um som de paz e harmonia.

Leia também:

ORQUESTRA DE VEGETAIS: “COMIDA É ARTE, VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?”

O ESPECTÁCULO DA MAIOR COLÔNIA DE MORCEGOS DO MUNDO

Fonte fotos: croacia.hr




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...