Todos os usos alternativos da batata: da beleza à saúde

  • atualizado: 
batata usos diversos

Batatas são um dos alimentos básicos que a humanidade aprendeu a cultivar há milênios. As batatas de que falo aqui, hoje, são as Solanum tuberosum, originárias dos Andes, no continente americano - e constituíam a base alimentar dos povos indígenas originários - incas, quéchuas, aimarás. A cultura se expandiu, com os impérios indígenas, até o México e, pelo resto do mundo, com os conquistadores.

Por todo o continente há batatas nativas mas, a batata que nós compramos, normalmente nos mercados, se chama de “batata inglesa”. Porém, na verdade, não é tão importante de onde vem a planta mas sim, o que se pode fazer com ela: batatas são comestíveis após cozimento, fritura ou assado - ou seja, são saudáveis quando pré-elaboradas sob ação do calor. Entram em diversas receitas, em todas as culinárias por onde compõe com outros ingredientes. Este é um tubérculo muito rico em amido de fácil digestibilidade sendo uma fonte de energia privilegiada para todas as idades e situações de saúde.

A batata e a tua saúde

Cascas e fatias de batata são usadas como remédios naturais em diversos problemas de saúde - desde dor de cabeça e pressão alta até verrugas e manchas na pele, a batata tem bons efeitos já comprovados.

No verão e as queimaduras

Uma ação interessante da gente lembrar agora que é verão e férias é que, a batata, crua e raladinha, é ótima para tratar queimaduras solares, atenuando o ardor e vermelhidão e facilitando a cicatrização.

Recuperando o viço da pele envelhecida

A água do cozimento de batatas pode ser usada para limpeza da pele do rosto com benefícios para a redução de marcas de expressão

Para olhos inchados e olheiras incômodas

Nada melhor nem mais efetivo do que fazer compressas oculares com fatias finas de batatas cruas - é relaxante, atenua os sinais de fadiga, o inchaço das noites mal dormidas e até as olheiras mais escuras.

Dor de cabeça

Qualquer tipo de dor de cabeça poderá ser atenuada com o uso de fatias de batata crua - você deve espalhar as fatias pela fronte e as têmporas e, deitar por uns minutos, de olhos fechados mantendo as fatias de batata na cabeça.

Nervosismo e instabilidade emocional

Um bom uso das batatas, para este caso, é cozinhá-las e beber sua água de cozimento. A água das batatas cozidas tem um efeito calmante muito eficaz.

Dificuldades em adormecer

Coma batatas cozidas na refeição da noite. As batatas são de fácil digestão e ajudam a equilibrar a acidez estomacal promovendo uma sensação de aconchego que propicia adormecer e dormir profundamente, sem insônias.

Batatas para a pele

Verrugas, calos e cicatrizes

Se você tiver verrugas experimente esfregá-las com batata crua - faça esse procedimento diariamente até que as verrugas desapareçam. A mágica, no caso, se deve ao potássio e a vitamina C que as batatas contêm e que ajudam a dissolver as verrugas. Também pode usar a batata crua para dissolver calosidades e cicatrizes, com o mesmo bom efeito.

Manchas e acne

Para clarear a pele, faça uma máscara facial com batata cozida em água, amassada em purê e misturada com suco de limão. Aplique por 10 minutos e lave com água morna.

Para tratar lesões acneicas, esfregue batata crua nas espinhas. O suco da batata tem efeito antisséptico e secativo, reduzindo as pústulas, a inflamação local e apagando, pouco a pouco, as cicatrizes.

Para que se usam compressas de batatas?

Bem, as batatas podem substituir as compressas, quentes ou frias, pois conseguem manter a temperatura por um tempo prolongado. Você deverá aquecer, ou resfriar, as batatas até a temperatura desejada e colocá-las sobre o local a ser tratado, embrulhadas em gaze ou lenço de algodão.

Cuidados com o uso da batata

Mas, para quem não sabe, da planta da batata só se pode ingerir o tubérculo, que é comestível após cozimento. Não se devem consumir as partes verdes pois são ricas em solanina e chaconina, dois glicoalcalóides bastante tóxicos e que não se degradam com o cozimento. Por essa razão, para que não acumulem glicoalcalóides, é que as batatas devem ser guardadas ao abrigo da luz e, nunca se usam as folhas ou ramas como alimento.

Porém, nas medicinas populares ocorre o uso tanto da batata crua, ralada, em uso tópico, como emplastro e compressas para tratar furúnculos e abcessos e, de suas folhas e flores, maceradas ou em decocção, também em uso tópico, para tratamento de dores reumáticas e em casos de artrites.

Um curioso uso das batatas estragadas

A necessidade de se buscar novos materiais para a produção de plásticos que sejam, realmente, biodegradáveis a curto prazo fez com que fosse descoberta a possibilidade de que as batatas estragadas sejam aproveitadas na produção de biopolímeros, uma alternativa muito interessante nas regiões produtoras de batatas onde, antigamente, se observava uma alta porcentagem de resíduos. Aqui há mais informação sobre esse assunto.

Especialmente indicado para você:

setaBATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES

setaPURÊ DE BATATA: 7 RECEITAS ALTERNATIVAS AO PRATO TRADICIONAL

setaBATATA-DOCE: USO E BENEFÍCIOS‏