Tinturas de Plantas Medicinais: Guia Para Preparação, Usos e Benefícios


Tinturas de plantas medicinais são extratos concentrados de ervas, que oferecem uma maneira eficaz de aproveitar os benefícios terapêuticos das plantas. Neste guia abrangente, exploraremos o que são as tinturas, suas aplicações, uma receita passo a passo para prepará-las em casa, como usá-las, os diversos benefícios e tipos disponíveis.

Ervas medicinais

Ervas medicinais

O que é Tintura

Uma tintura é um extrato líquido altamente concentrado de plantas medicinais, geralmente feito com álcool de cereais, vinagre ou glicerina vegetal como solvente. Esse método de extração permite que os compostos ativos das plantas sejam preservados em uma forma concentrada e de fácil administração.

As tinturas de plantas medicinais são obtidas por meio do processo de maceração, que envolve a imersão de plantas frescas ou secas em uma solução para extrair as propriedades terapêuticas das ervas, e podem ser usadas para tratar diversas condições de saúde.

Tipos de Tinturas

As tinturas oferecem vários benefícios, incluindo facilidade de administração, longa vida útil e rápida absorção pelo corpo.

Existem diferentes tipos de tinturas, incluindo tinturas alcoólicas, tinturas de vinagre e tinturas de glicerina vegetal, cada uma adequada às diferentes necessidades e preferências.

Tinturas Alcoólicas

Feitas com álcool de cereais, essas tinturas são altamente concentradas e têm uma longa vida útil. O álcool é eficaz na extração de uma ampla gama de compostos das plantas.

Tinturas de Vinagre

Essas tinturas são uma ótima opção para aqueles que desejam evitar o álcool. O vinagre é usado como solvente para a extração dos princípios ativos das plantas.

Tinturas de Glicerina Vegetal

Adequadas para crianças e aqueles com sensibilidade ao álcool, as tinturas de glicerina vegetal têm um sabor doce. Elas são menos potentes que as tinturas alcoólicas, mas ainda oferecem benefícios terapêuticos.

Para que Servem as Tinturas?

As tinturas de plantas medicinais têm uma ampla gama de aplicações terapêuticas, incluindo os tratamentos de:

  • Má digestão
  • Infecções
  • Feridas
  • Dores
  • Inflamações
  • Ansiedade
  • Estresse

Elas são frequentemente utilizadas para promover o bem-estar geral e apoiar o sistema imunológico.

Lista de Plantas Para Tinturas

Existem tinturas simples: feitas com uma única planta; e mistas: feitas com várias ervas para tratar diferentes problemas de saúde.

Várias plantas são comumente utilizadas para fazer tinturas. Confira algumas das mais populares:

Camomila

Conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, a tintura de camomila é usada para aliviar a ansiedade e promover o sono tranquilo.

Calêndula

Com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, a tintura de calêndula é aplicada topicamente para tratar feridas, queimaduras e irritações na pele.

Equinácea

Reconhecida por fortalecer o sistema imunológico, a tintura de equinácea é usada para prevenir e tratar infecções.

Gengibre

A tintura de gengibre é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas, podendo ajudar a aliviar náuseas, dores de estômago e desconforto gastrointestinal.

Valeriana

Utilizada para promover o relaxamento e aliviar a insônia, a tintura de valeriana é um remédio natural para problemas de sono.

Receita de Tintura Com Álcool de Cereais

Preparar sua própria tintura em casa é simples e permite personalizar as formulações de acordo com suas necessidades específicas. Aqui está uma receita básica para fazer tintura de plantas medicinais:

Ingredientes:

  • Ervas secas ou frescas de sua escolha
  • Álcool de cereais de alta qualidade
  • Frascos de vidro âmbar com tampas herméticas

Instruções:

  1. Coloque as ervas no frasco de vidro, até cerca de metade do recipiente estar preenchido.
  2. Despeje o álcool de cereais sobre as ervas até cobri-las completamente.
  3. Certifique-se de não haver bolhas de ar no frasco.
  4. Feche bem o frasco e agite vigorosamente.
  5. Armazene o frasco em um local fresco e escuro por pelo menos duas semanas, agitando-o diariamente.
  6. Após duas semanas, coe a tintura usando um filtro de café, peneira ou pano limpo, e despeje-a em frascos de vidro escuro, limpos e esterilizados.
  7. Rotule os frascos com o nome da planta e a data de preparação.
  8. As tinturas são mais fortes e duradouras que os chás de ervas e têm validade de 1 a 2 anos.

Como Usar

As tinturas podem ser tomadas diluídas em água ou suco, adicionadas a chás ou aplicadas topicamente na pele. A dosagem pode variar dependendo da planta e da condição a ser tratada, portanto, é recomendável consultar um profissional de saúde qualificado para orientação específica e avaliar possíveis contraindicações. A título apenas de exemplificação, uma dose comum consiste em algumas gotas ou 1 colher de chá de tintura (aproximadamente 5 ml), diluída em um copo de água, de 1 a 3 vezes por dia.

Lembre-se de que as tinturas são concentradas e devem ser usadas sob orientação de um profissional de saúde especializado em fitoterapia.

Terapeuta Naturalista dá Orientações sobre as Tinturas

A terapeuta naturalista Sol Del Carlo, explica neste vídeo do seu canal O Solarium®, os benefícios das tinturas e dá outras informações sobre o uso adequados delas:

Tinturas: Uma Forma Versátil de Usar Plantas Medicinais

As tinturas de plantas medicinais representam uma alternativa versátil e eficaz de aproveitar os benefícios terapêuticos das ervas. Seguindo as orientações apropriadas para preparação e uso, você pode desfrutar de uma maneira natural e holística de promover sua saúde e bem-estar. Experimente criar suas próprias tinturas em casa e descubra os inúmeros benefícios que elas podem proporcionar.

Fontes:

  1. Herbal Realíty
  2. Botica Alternativa
  3. Vital Ervas
  4. Cruda
  5. Solarium®

Confira outras plantas ideais para tinturas em:

Alecrim; As propriedades curativas que alimentam o cérebro

Tanchagem: A melhor erva curandeira do planeta! Veja todos os usos

Extrato de folhas de dente-de-leão: O que é, para que serve




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...