Mel de Manuka, o mel mais poderoso do planeta

  • atualizado: 
manuka-flor

Manuka (Leptospermum scoparium) é uma planta arbustiva nativa da Nova Zelândia e Austrália. Um arbusto da família das Mirtáceas, a mesma família da nossa pitanga, goiaba, gurumixama e muitas outras frutas silvestres brasileiras.

Esta flor é melífera, ou seja, atrai abelhas que, com o pólen coletado produzem um mel todo especial - o mel de Manuka - que é reconhecido como sendo o melhor do mundo por seu potencial bactericida.

Todo tipo de mel possui alguma ação bactericida por efeito do peróxido de hidrogênio que contêm. Mas, em geral, esta ação é de curta duração pois o seu agente, o peróxido de hidrogênio se dissolve rapidamente no organismo humano. O mel de Manuka contém importantes quantidades de metilglioxal (MGO), um princípio ativo que tem ação bactericida e que surge nos organismos vivos a partir da presença de glicose e é produzido para garantir a saúde das células.

O metilglioxal do mel de Manuka se forma nas flores deste arbusto, está presente no pólen e no mel produzido e, ainda melhor, se mantêm estável após ingerido, sem mudar suas características curativas. A atividade bactericida do mel de Manuka já foi bastante estudada nas universidades da Nova Zelândia (veja aqui alguns desses estudos). Na Universidade de Dresden, Alemanha, o Professor Dr. Thomas Henle afirmou, em 2008, que "pesquisas demonstram, sem qualquer sinal de ambiguidade, que o metilglioxal é diretamente responsável pela atividade antibacteriana do mel de Manuka".

foto

Os arbustos de Manuka são rasteiros, em moitas ou em arvoretas, até os 2,5 m de altura

Benefícios

immagineFonte foto: Mel de Manuka

Antibacteriano

A capacidade bactericida do mel de Manuka, produto importante das exportações neozeolandesas, é conhecida como Fator Original Manuka (UFM, em inglês) que mede a capacidade do mel de matar bactérias e vírus (veja este estudo sobre o efeito do mel de Manuka sobre vírus).

As concentrações de metilglioxal nesse tipo de mel variam de 189 a 835 mg/kg de mel.

Combate as superbactérias

O valor mínimo para atividade bactericida é de 100 mg/kg - concentração simbólica presente também no chocolate e café.

Quando possui quantidades acima de 400 mg, é comprovadamente um poderoso agente contra bactérias imunes a antibióticos clássicos (leia aqui um interessante estudo sobre isso).

Combate Helicobacter pylori e Escherichia coli

Em resumo, o mel de Manuka vem se mostrando eficaz no combate a bactérias como o estreptococos e o estafilococos, além da Helicobacter pylori, que produz úlceras, a Escherichia coli, que produz o cólera e muitas outras bactérias que já são resistentes aos antibióticos atuais.

Combate doenças

Este mel por ser anti-inflamatório e antioxidante, além de outras propriedades medicinais, combate doenças causadas pelo envelhecimento precoce das células e inflamação dos órgãos. Veja mais sobre seus poderes medicinas no tópico a seguir.

Uso medicinal e curativo do mel de Manuka

Mas, não só são importantes as propriedades antibacteriana, antiviral e antimicrobiana do mel de Manuka. Este mel também é eficaz como antioxidante, antisséptico, anti-inflamatório e antifúngico e cicatrizante.

Veja, na lista abaixo, os problemas que podem ser tratados com o mel de Manuka.

Uso Interno - Quando ingerido, o mel de manuka é eficaz no tratamento de:

Dores estomacais

Ulcera estomacal

Dores de Garganta

Amidalite

Acidez estomacal

Queimação Estomacal

Gastrite Esofagite

Gripes e resfriados

Colite Ulcerosa

Uso Externo - Quando aplicado na pele, o mel de Manuka é efetivo no tratamento de:

Feridas infeccionadas

Queimaduras

Acnes (cravos e espinhas)

Eczemas

Micoses

Ulceras da Pele

Feridas Cirúrgicas

Infecções causadas por fungos ou bactérias

Inflamações em geral

Lembrete

Mas, é sempre bom lembrar que nenhum tipo de mel deve ser dado a crianças menores de 1 ano de idade pela possibilidade de contágio de botulismo, doença para a qual os mais pequenos não têm defesa nenhuma. A partir dos 2 anos já não há esse problema.

Especialmente indicado para você:

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

XAROPE DE MEL - FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

DAMIANA: ERVA BOA PARA TRATAR ANSIEDADE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!