Chá de hibisco: benefícios, usos, efeitos e contraindicações

Chá de hibisco

O chá da flor de hibisco traz inúmeros benefícios e usos para nossa saúde. Embora haja algumas contraindicações, o chá de hibisco é capaz de auxiliar na digestão, diminuir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e ainda combater problemas inflamatórios. Pode facilmente reduzir o risco de diversos tipos de câncer e também a tratar doenças do fígado. Por ajudar a acelerar o metabolismo, um dos usos mais populares do chá de hibisco é voltado à perda de peso.

Principais benefícios, usos e efeitos do chá de hibisco

Redução de colesterol

Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol. Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo, protegendo contra doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos.

Doenças do fígado

Ainda devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir uma proteção a mais para o fígado. Isso pode ser afirmado pois os antioxidantes ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo. Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.

Anti-inflamatório e antibacteriano

Por ser rico em ácido ascórbico (a famosa vitamina C), o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo. Portanto, o consumo balanceado do chá de hibisco irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.

Sintomas menstruais e de TPM

O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.

Chá de hibisco é antidepressivo

Por possuir diversas vitaminas e minerais (como flavonoides), o chá de hibisco é um conhecido antidepressivo da medicina. O seu consumo regulado irá ajudar efetivamente na redução dos sintomas de depressão e também ansiedade, ajudando a relaxar a mente e também o corpo.

Controle da pressão arterial pelo chá de hibisco

Um relatório publicado em 2008 pela American Heart Association mostra que o chá de hibisco é um poderoso agente na redução de pressão arterial em adultos hipertensos. Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco será capaz de auxiliar e ajudar aqueles que sofrem com alta pressão constante, caracterizados pelo quadro de hipertensão.

Chá de hibisco é bom para a digestão

Por incrementar o funcionamento do intestino o chá de hibisco também pode auxiliar na digestão, facilitando que o organismo seja capaz de digerir e eliminar os alimentos rapidamente. Isso também influencia e auxilia na perda de peso, uma vez que a queima de calorias será mais rápida.

Contraindicações do chá de hibisco

Em termos gerais o consumo de chá de hibisco é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, é importante observar que existem algumas precauções e alguns grupos de risco que geralmente devem evitar o consumo deste chá. Podemos citar o caso das gestantes que sabidamente devem evitar o seu consumo, uma vez que o chá de hibisco provoca alterações hormonais e pode ser agente de aborto espontâneo. É igualmente importante notar que não existem evidências científicas deste fato, mas é aconselhável evitar seu consumo ao menos durante a gestação.

Como recomendação geral, orienta-se sempre a procurar um médico, profissional de saúde ou nutricionista antes de optar pela adoção de chá de hibisco a sua dieta, uma vez que somente este profissional será capaz de lhe indicar a quantidade ideal de seu consumo, se necessário.

Fontes : WebMed e Organic Facts