Aprenda a eliminar naturalmente o mau cheiro provocado por umidade


Com a proximidade do outono e do inverno, o sol fica mais brando e dá espaço para umidade chegar.

O mau cheiro da umidade nos cômodos das casas é um problema que aparece, às vezes, até mesmo no verão, sobretudo, aqueles que não recebem muita iluminação natural. Um dia de chuva ou a casa ficar fechada por muitas horas podem provocar infiltração e um cheiro forte.

Os sótãos, as garagens e os ambientes com piso de madeira são muito propensos a ter esse tipo de cheiro, já que costumam ser um hábitat de fungos e, também, porque as manchas de umidade não secam tão facilmente aí.

Se você está com problema de mau cheiro causado por casa fechada, má ventilação, goteira ou, simplesmente, porque vive em uma cidade mais úmida, esses truques vão ajudar você a eliminá-lo dos ambientes.

Truques para elimiar naturalmente o mal cheiro

1. Carvão vegetal

Assim como são usados em refrigeradores, colocar pequenos pedaços de carvão nos ambientes elimina o mau cheiro, já que se trata de um material bastante absorvente.

Você pode colocar o carvão em pequenos pratos ou fazer pequenas bolsinhas de tela.

2. Vinagre de álcool

Quando o mau cheiro na casa é causado por fungos, de nada adianta absorvê-lo se não se elimina a sua causa. Para limpar as gretas, paredes com manchas de umidade ou madeiras em mal estado, coloque sobre elas um algodão ou um pano de algodão embebido em vinagre de álcool.

Se você já tem antecedentes de fungos ou suspeitas de que estão a se formar em uma superfície, esse procedimento também serve para preveni-los.

3. Bicarbonato de sódio

Um último truque pare prevenir ou eliminar o mau cheiro é colocar nos cômodos bolsinhas de tela que contenham uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio, as quais devem ser trocadas assim que o cheiro desaparecer.

Talvez te interesse ler também:

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

COMO ACABAR COM A UMIDADE NO GUARDA-ROUPA E EVITAR O MOFO

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: 13 FORMAS DE USAR O LIMÃO PARA LIMPAR A CASA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...