Batata-doce: uso e benefícios‏

A batata-doce, (Ipomoea batatas) é uma planta originária das Américas tropicais, entre México e Colômbia, e que tem uso documentado já há mais de dez mil anos em toda a região antes ocupada pelos Maias. No Brasil, esse tubérculo gostoso é amplamente usado tanto na culinária quanto nas receitas da medicina popular e, muitas vezes, cultivado nos quintais e jardins.

Qual é o doce mais doce? O doce de batata-doce, claro!

E quem não conhece o doce de batata-doce, misturado com coco ralado, ou açúcar queimado, ou no formato de coração, ou mesmo para se comer de colher, que tem um sabor de Minas Gerais e de festa junina em volta da fogueira? Sim, é bem brasileiro o doce, o cheio e até o cultivo da rama em um vaso, na cozinha.

A batata-doce é uma raíz muito popular, altamente nutritiva e livre de gorduras, rica em vitaminas e sais minerais, que sacia rapidamente, pela qualidade do seu carboidrato e o baixo índice glicêmico, e cuja energia fornecida é gradualmente liberada. Também tem baixo nível calórico, entre 90 a 100 calorias por cada porção de 100 gramas.

Sua rama cresce rápido e dá uma folhagem forte, exuberante de verde escuro e é fácil de se fazer brotar num copo com água a partir de um pedaço da batata. Em pouco tempo essa rama que surgiu de um pedaço de batata que a gente pôs para brotar num copo com água pode encher toda uma janela com seu esplendor, e florir, atrair abelhas que buscarão suas flores.

E as folhas podem ser comidas também, refogadinhas como se faz com o espinafre. São ricas em betacaroteno e ajuda na ativação do sistema imunológico. Por essa sua propriedade, as folhas são bastante usadas em casos de gripe e outras afetações virais. Diz-se até que são anticancerígenas já que promovem a renovação celular. Uma coisa é certa, as folhas da batata-doce são comestíveis, gostosas e saudáveis.

Mas, outro bom uso para as folhas da batata-doce é o seu chá, que além de gostoso é curativo, você sabia? Bom, eu não sabia e estou gostando da ideia, já tenho minha rama de batata doce crescendo perto da janela.

Para que serve o chá da folha da batata doce? É um poderoso antiinflamatório e, dizem, um santo remédio para ajudar na redução do nível do HDL, o mau colesterol. Como antiinflamatório esse chá é muito usado para garganta, gengivas e dentes, em bochechos, várias vezes ao dia.

Mas, um alerta é necessário! O chá das folhas, ou o seu refogado, só devem ser consumidos frescos, pois oxidam rápido, tornando-se prejudiciais para a saúde.

Leia também nosso artigo sobre a batata-doce e a deficiência em vitamina A que fala de um projeto de nutrição, em Moçambique, com a batata-doce de polpa cor de laranja. Há quinze anos que Moçambique vem introduzindo, com sucesso, essa variedade natural que é muito rica em betacaroteno e assim, buscando o controle da avitaminose A que ocorre na sua população.

Leia também:

Fonte foto: wikipedia.org