A simbologia do Ouroboros e os seus diversos significados

  • atualizado: 
Ouroboros

A serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda é um símbolo milenar associado ao Todo ou Unidade e utilizado em diversas tradições ocultistas de escolas iniciáticas. É uma referência à criação do universo. 

Este arquétipo foi utilizado pelos povos egípcios, gregos, druidas, indianos e chineses há milhares de anos.

O Ouroboros é um símbolo que apresenta muitos significados. Nos textos bíblicos a serpente está associada ao conhecimento do bem e do mal e à tentação. 

Na maior parte das culturas pré-cristãs, é um símbolo de sabedoria.

O ato da serpente engolir a si mesma é uma representação dos ciclos da Vida, onde o fim é um novo começo e se relaciona ao movimento cíclico e evolutivo de cada ser.

A serpente está associada à vida terrena e o círculo, ao Reino Divino.

ouroboros serpente

Já o dragão remete as energias mais primitivas, representa o inconsciente, os desejos ocultos, a força primitiva, os poderes do psiquismo.

O Ouroboros com o dragão mordendo a própria cauda simboliza o domínio sobre a natureza instintiva, o desvendar do inconsciente, o Espírito dominando os instintos e a ignorância sendo tragada pela sabedoria.

A forma circular desse símbolo se relaciona aos movimentos da Criação e representa o Universo. 

De uma forma transcendental, o Ouroboros é a representação dos ciclos de experiência da alma humana.

Saiba mais sobre a origem e os significados deste símbolo com o que vem a seguir:

 

1. Onde Aparece este Símbolo

Atualmente, o Ouroboros é encontrado em:

  • amuletos esotéricos
  • na simbologia maçônica
  • na teosofia
  • no selo dos Estados Unidos da América
  • em monumentos funerários
  • e, de forma mais usual em adornos, objetos de arte e tatuagens

2. Etimologia do Nome

Ouroboros ou oroboro ou ainda uróboro vem do grego antigo:

  • οὐρά (oura)-significa "cauda"
  • βόρος (boros)-que significa "devora".

Assim, a palavra quer dizer : "aquele que devora a própria cauda".

3. O Ouroboros em Diversas Culturas e Religiões

ouroboros dragao

Estando presente em diferentes culturas e tendo interpretações distintas, a base do significado do Ouboros consiste na ideia da criação eterna e contínua.

Ao longo do tempo, o símbolo do Ouroboros foi assimilado por diversas culturas, religiões e doutrinas místicas, como:

3.1. Egito Milenar

Um registro bem antigo do Ouroboros se encontra em um texto funerário do Antigo Egito, no túmulo do imperador Tutankhamun.  Para os egípcios, este símbolo representava a união de Rá , deus do sol, e Osíris, deus da vida, da morte e da ressurreição, por isso significando os ciclos da Vida.

3.2. China Antiga

O símbolo chinês do Ying e Yang, indicando a união das polaridades e a transcendência da dualidade, tem sua analogia e representação no Ouroboros.

3.3. Budismo

O encontro com nosso SER marca o estado de ausência, do início e fim, significado que tem sua representação no Ouroboros.

3.4. Alquimia Esotérica

A Alquimia, uma ciência mística e esotérica que, entre outras finalidades, buscava encontrar o “elixir da vida e da imortalidade" utilizava a simbologia do Ouroboros.

Para os alquimistas, o Ouroboros se relaciona ao trabalho interno e pessoal de cada ser, envolvendo sua psique, energia e força interna.

3.5. Gnosticismo

A serpente no Ouroboros devorando a própria cauda, no Gnosticismo, simboliza a elevação da alma, bem como a eternidade e imortalidade do Espírito.

3.6. Maçonaria

Para os maçons, o Ouroboros representa a eternidade, renovação, amor e sabedoria e é encontrado decorando as fachadas dos seus templos, tal como o esquadro e o compasso.

4. O que este arquétipo nos ensina

Para vários místicos, o Ouroboros, fechando-se sobre o próprio ciclo, nos remete à representação da roda da existência e o processo de criação contínua.

Em algumas vertentes do budismo tibetano o Ouroboros evoca o estado meditativo, quando se transcende o estado mental amplificando a percepção de si mesmo e do TODO, o micro sendo absorvido pelo macro.

Seja como for, o Ouroboros é um símbolo que conversa com nosso lado intuitivo e, nessa comunicação, surge a percepção do lado inconsciente, refletido nas repetições das ações que levam ao sofrimento e que, para sair desse círculo vicioso é necessário olhar para dentro, ter autopercepção e autoconhecimento, ou seja, morder a própria cauda, como na representação do Ouroboros.

O Ouroboros alegoriza a resolução do conflito interno alcançado pela conquista da plenitude interior e a percepção da Unidade, transcendendo a separação do Todo, em decorrência da projeção egoica. Enfim... a dissolução do ego finito em prol da manifestação do SER Infinito.

Talvez te interesse ler também:

A ESTRELA E SUAS DIVERSAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADOS

CENTAURO - HISTÓRIA E SIMBOLISMO DESSE ANIMAL MITOLÓGICO

ANEL DE TUCUM – A HISTÓRIA E O VERDADEIRO SIGNIFICADO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!