A simbologia do Ouroboros e os seus diversos significados


A serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda é um símbolo milenar associado ao Todo ou à Unidade. Denominado de Ouroboros, este símbolo é utilizado em diversas tradições ocultistas de escolas iniciáticas. É uma referência à criação do universo.

Este arquétipo foi utilizado pelos povos egípcios, gregos, druidas, indianos e chineses há milhares de anos.

O Ouroboros é um símbolo que apresenta muitos significados. Nos textos bíblicos a serpente está associada ao conhecimento do bem e do mal e à tentação.

Na maior parte das culturas pré-cristãs, é um símbolo de sabedoria.

O ato da serpente engolir a si mesma é uma representação dos ciclos da Vida, onde o fim é um novo começo e se relaciona ao movimento cíclico e evolutivo de cada ser.

A serpente está associada à vida terrena e o círculo, ao Reino Divino.

ouroboros serpente

Já o dragão remete as energias mais primitivas, representa o inconsciente, os desejos ocultos, a força primitiva, os poderes do psiquismo.

O Ouroboros com o dragão mordendo a própria cauda simboliza o domínio sobre a natureza instintiva, o desvendar do inconsciente, o Espírito dominando os instintos e a ignorância sendo tragada pela sabedoria.

A forma circular desse símbolo se relaciona aos movimentos da Criação e representa o Universo.

De uma forma transcendental, o Ouroboros é a representação dos ciclos de experiência da alma humana.

Saiba mais sobre a origem e os significados deste símbolo com o que vem a seguir:

Onde Aparece este Símbolo

Atualmente, o Ouroboros é encontrado em:

  • amuletos esotéricos
  • na simbologia maçônica
  • na teosofia
  • no selo dos Estados Unidos da América
  • em monumentos funerários
  • e, de forma mais usual em adornos, objetos de arte e tatuagens

Etimologia do Nome

Ouroboros ou oroboro ou ainda uróboro vem do grego antigo:

  • οὐρά (oura)-significa “cauda”
  • βόρος (boros)-que significa “devora”.

Assim, a palavra quer dizer : “aquele que devora a própria cauda“.

O Ouroboros em Diversas Culturas e Religiões

ouroboros dragao

Estando presente em diferentes culturas e tendo interpretações distintas, a base do significado do Ouboros consiste na ideia da criação eterna e contínua.

Ao longo do tempo, o símbolo do Ouroboros foi assimilado por diversas culturas, religiões e doutrinas místicas, como:

Egito Milenar

Um registro bem antigo do Ouroboros se encontra em um texto funerário do Antigo Egito, no túmulo do imperador Tutankhamun. Para os egípcios, este símbolo representava a união de Rá , deus do sol, e Osíris, deus da vida, da morte e da ressurreição, por isso significando os ciclos da Vida.

China Antiga

O símbolo chinês do Ying e Yang, indicando a união das polaridades e a transcendência da dualidade, tem sua analogia e representação no Ouroboros.

Budismo

O encontro com nosso SER marca o estado de ausência, do início e fim, significado que tem sua representação no Ouroboros.

Alquimia Esotérica

A Alquimia, uma ciência mística e esotérica que, entre outras finalidades, buscava encontrar o “elixir da vida e da imortalidade” utilizava a simbologia do Ouroboros.

Para os alquimistas, o Ouroboros se relaciona ao trabalho interno e pessoal de cada ser, envolvendo sua psique, energia e força interna.

Gnosticismo

A serpente no Ouroboros devorando a própria cauda, no Gnosticismo, simboliza a elevação da alma, bem como a eternidade e imortalidade do Espírito.

Maçonaria

Para os maçons, o Ouroboros representa a eternidade, renovação, amor e sabedoria e é encontrado decorando as fachadas dos seus templos, tal como o esquadro e o compasso.

O que este arquétipo nos ensina

Para vários místicos, o Ouroboros, fechando-se sobre o próprio ciclo, nos remete à representação da roda da existência e o processo de criação contínua.

Em algumas vertentes do budismo tibetano o Ouroboros evoca o estado meditativo, quando se transcende o estado mental amplificando a percepção de si mesmo e do TODO, o micro sendo absorvido pelo macro.

Seja como for, o Ouroboros é um símbolo que conversa com nosso lado intuitivo e, nessa comunicação, surge a percepção do lado inconsciente, refletido nas repetições das ações que levam ao sofrimento e que, para sair desse círculo vicioso é necessário olhar para dentro, ter autopercepção e autoconhecimento, ou seja, morder a própria cauda, como na representação do Ouroboros.

O Ouroboros alegoriza a resolução do conflito interno alcançado pela conquista da plenitude interior e a percepção da Unidade, transcendendo a separação do Todo, em decorrência da projeção egoica. Enfim… a dissolução do ego finito em prol da manifestação do SER Infinito.

Talvez te interesse ler também:

O SÍMBOLO DO INFINITO E SEUS SIGNIFICADOS

A ESTRELA E SUAS DIVERSAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADOS

CENTAURO – HISTÓRIA E SIMBOLISMO DESSE ANIMAL MITOLÓGICO

ANEL DE TUCUM – A HISTÓRIA E O VERDADEIRO SIGNIFICADO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Gui Bonfim
    Publicado em 24/03/2021 às 4:51 pm [+]

    A melhor explicação do ouroboros que já vi. De forma simples mas direta nos remete a um transcendentalismo que que eleva nossa espiritualidade e percepção do mundo.


  2. Daia Florios
    Publicado em 29/03/2021 às 9:33 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...