Psoríase o que é e 10 tratamento caseiros que podem te ajudar


A psoríase é uma doença dermatológica, autoimune, que tem relação com a herança genética do indivíduo e que pode ser afetada, ou iniciada, por fatores como estresse, exposição ao frio, ingestão de álcool e de alguns medicamentos alopáticos.

Ou seja, tanto o fator ambiental quanto o psicoemocional estão envolvidos no aparecimento dela quando há o fator genético dominando. Segundo as estatísticas, 3 % da população mundial sofre de psoríase.

O principal sintoma da psoríase é o aparecimento de manchas avermelhadas e escamosas na pele de diversas partes do corpo: joelhos, cotovelos, couro cabeludo, sola dos pés, dobras da barriga, enfim, por todo lado.

É um processo inflamatório muito incômodo, que coça, e é feio à vista mas, não é contagioso.

Aqui vamos falar de alguns métodos que podem ajudar, sem medicamento químico, àqueles que a têm, a debelarem as crises.

1) Método Kousmine

O Método Kousmine lida com a prevenção e combate às doenças auto-imunes através da nutrição e tem provado ser eficaz conseguindo uma boa resposta do sistema imunológico. Veja aqui, neste site os relatos daqueles que conseguiram driblar essa doença apenas com fatores nutricionais.

2) Exposição ao sol

As pessoas que sofrem de psoríase podem se beneficiar de uma exposição cuidadosa ao sol. Segundo os informes médicos em 5% dos casos a crise de psoríase se retrai. Mas, tenha cuidado com os excessos, com o acúmulo de suor na pele e com o uso de determinados cosméticos que podem causar irritação. Prefira, sempre, o sol nas horas mais adequadas, até as 10 h da manhã e depois das 4 horas da tarde.

3) Esporte

O esporte, atividade física, realizado com rotina e vigor pode atuar como preventivo das crises de psoríase assim como atua sobre todos os estados inflamatórios do nosso organismo que estejam relacionados com o estresse. E isso porque a atividade física reduz as tensões e faz com que nosso corpo produza endorfinas, e a partir dessas, serotonina.

4) Medicina Ayurvédica

A Ayurveda, antiga medicina indiana, promove a desintoxicação do organismo, através de uma dieta especial e o uso de óleos e bálsamos de cura concebidos especificamente para reduzir o conflito das emoções. Junto com a ayurveda você pode também praticar um pouco de ioga e meditação, muito bons para a mitigação do estresse.

5) As águas termais

Ou terapia com águas quentes provenientes da atividade vulcânica, envolve o banho de imersão, por tempos regulados, com água de nascente ricas em enxofre e bicarbonatos de magnésio e cálcio. Esta é uma terapia aconselhada para aqueles que têm uma psoríase suave e também para os que querem diminuir ou evitar a ingestão de drogas particularmente fortes.

6) Cavernas de sal

Chama-se terapia das cavernas salinas, ou halotherapy, e, segundo os clínicos que as recomendam, tem dado bons resultados em casos de eczema, dermatite e doenças respiratórias.

7) Tratamentos à base de plantas

Entre os tratamentos com ervas que podem aliviar os sintomas da psoríase temos a babosa, aloe vera, muito conhecida pelo seu poder calmante e anti-inflamatório e como reconstituinte da pele lacerada. Mas também pode-se fazer uso de alcaçuz, camomila e a pimenta caiena, por sua riqueza em capsaicina.

8) Óleos vegetais

Alguns óleos vegetais como o óleo de jojoba e o óleo de macadâmia são mencionados aqui entre os remédios naturais para a psoríase por suas propriedades emolientes, antioxidantes e protetoras da pele. Em particular, esses óleos podem ajudar fisicamente na prevenção da inflamação cutânea, por seu potencial de permanecerem aderidos à pele. Outros óleos também podem ser usados com bons resultados: óleo de amêndoa doce, por seu potencial hidratante e reconstituidor da camada epitelial e o óleo de nim que é um poderoso antisséptico, calmante da pele e anti-inflamatório .

9) Chás de ervas

Dentre as ervas para chás, temos que referir o de sabugueiro (Sambucus nigra) que é usado nesses casos, tanto como banho como para chá de beber. O sabugueiro é uma erva de uso muito antigo em diversos lugares e atua como um desintoxicador do organismo. Mas também a camomila, cheinha de alantoína, é um excelente calmante da pele, e da gente.

10) Banho de lamas

Em alguns lugares, Peruíbe é um deles, por exemplo, existem lamas medicinais cujo conteúdo, já estudado, é benéfico para os problemas dermatológicos, a psoríase incluso. Essas lamas, em geral, são ricas em iodo, magnésio, cálcio, bromo, dentre outros, em função do local onde foram formadas.

Quanto a banhos de ervas aqui no Brasil a gente tem tradição, e conhecimento. Então, não só essas que foram mencionadas acima podem servir para você. Aprenda como fazer seu banho e escolher suas ervas mais adequadas. Cada um é um universo único e sempre vai ter uma erva melhor para o seu caso.

Leia mais: BANHOS DE ERVAS: TERAPÊUTICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA

Apesar de ser uma doença crônica, auto-imune, e se dizer que doença crônica não têm cura, não deixe de pesquisar pois, de repente, a cura pode até aparecer. Leia aqui algumas propostas de tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A cura definitiva talvez não seja ainda possível mas você poderá conseguir administrar as crises e até fazer com que elas desapareçam ao mudar a sua forma de encarar a vida. Tente. Não perca as esperanças.

Talvez te interesse ler também:

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

BANHOS DE ERVAS: UMA GOSTOSA TRADIÇÃO, UMA TERAPÊUTICA BRASILEIRA

MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...