Bolo de milho: receitas simples e saudáveis SEM LEITE CONDENSADO

  • atualizado: 
Bolo de milho

Existem mil e uma receitas de bolo de milho, com ovo, sem ovo, com leite, sem leite, com coco, sem coco, com fubá sem fubá...Tem até receita de bolo de milho com leite condensado o que dá a impressão de que o brasileiro só sabe fazer doce se tiver leite condensado no meio. Mas aí, procurando na internet por uma receita simples, encontramos nos vídeos abaixo, uma receita realmente genuína, simples e saudável e uma outra mais prática de se fazer. Nenhuma delas leva leite condensado.

A receita do "bolo de milho da vovó", "sem frescura", como diz aNéia Reis do Receitas Fácil, leva apenas 4 ingredientes - milho, açúcar, água e óleo.

E o milho, claro, não é milho de lata não. A receita é da roça, feita com milho de verdade!

Bolo de milho, receita caipira genuína

Dá mais trabalho mas esta é a verdadeira receita tradicional caipira.

Ingredientes

* Espigas de milho

* açúcar (mais ou menos 1 e 1/2 copo. Você pode colocar açúcar demerara ou mascavo em vez do açúcar refinado da Néia)

* óleo (mais ou menos 1/2 copo)

* água

Modo de fazer

* Néia Reis não diz quantas espigas usou, é a olho.

* Os milhos não são pré cozidos, são crus.

* Retire os milhos da espiga usando uma faca

* Bata-os no liquidificador, colocando um pouco de milho de cada vez e juntando um pouco d'água para conseguir bater bem e sem danificar o eletrodoméstico

* Coloque o milho batido em um recipiente e junte o açúcar e o óleo, misturando tudo muito bem. Néia colocou a quantidade acima indicada para aproximadamente um copo de liquidificador de milho batido.

Veja o vídeo:

A receita da Néia é fantástica e vale a pena a fazer para testar mas, se você achou a receita "caipira demais", pode tentar uma outra receita que leve milho cozido, mas lembre-se de preferir sempre que for comprar, o milho conservado em vidro do que em lata por causa do bisfenol A, uma substância considerada um desregulador endócrino.

Bolo de milho com coco

Nesta receita (do Receitas da Cris) usa-se como ingredientes ovos, óleo, leite, o milho (que ela diz de latinha mas você fará de vidro), coco ralado, farinha de trigo, fubá e açúcar (que pode ser cristal/demerara em vez de refinado) e o fermento.

É uma receita mais prática e menos trabalhosa. Veja o vídeo da Cris:

Veja outras receitas de bolo:

A MELHOR RECEITA DE BOLO DE FUBÁ DE LIQUIDIFICADOR

BOLO DE CENOURA: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

RECEITAS DE BOLO DE LIMÃO: SIMPLES E GOSTOSAS