Como fazer biofertilizante líquido. Uma receita fácil

  • atualizado: 
biofertilizante líquido

Tem receita que a gente não pode perder, especialmente quando é daquelas com sabedoria camponesa do tempo dos nossos avós. Como fazer biofertilizante líquido é uma sabedoria antiga, que passa de boca para ouvido entre todos os que prezam a natureza. A receita de biofertilizante líquido, do Seu Valdivino da Comunidade Matinha, Guaraí - TO, chegou a nós pelo site Vivo Verde da Daiane Santana da Silva. Achei interessante, útil, e reproduzo aqui para os leitores do Greenme.

Segundo a definição, correta, da Wikipédia: “Biofertilizante é o subproduto da biodigestão (...). Substância que contém microrganismos vivos que, quando aplicados em sementes, superfície da planta, ou solo, coloniza a rizosfera ou o interior da planta e promove o crescimento da mesma pelo aumento da disponibilidade (P) e suprimento de nutrientes (N), ou aumentando o acesso aos nutrientes pela planta (maior superfície radicular).”

A receita de biofertilizante líquido

Então, vamos lá para a tal receita, que é bem fácil de se preparar:

INGREDIENTES:

Você vai precisar de alguns ingredientes que se podem encontrar na zona rural:

* 10 quilos de esterco de gado (de preferência fresco);
* 03 quilos de esterco de galinha;
* 1/2 quilo de açúcar (de preferência mascavo)
* Água

PARA PREPARAR, FAÇA ASSIM

* Juntar os ingredientes em um “baldão” de 20 litros, completar com água e misturar bem com um cabo de vassoura.

* Deixe um espaço para não derramar quando mexer (bastam 10 cm abaixo da borda do balde).

* Deixe curtir, aberto, por 5 dias, mexendo de vez em quando.

* Tudo deve ficar bem misturado, homogêneo. Engarrafe em garrafas pet, com tampa. Essa mistura dura até 40 dias. Como é uma mistura viva, aeróbica, não feche totalmente as garrafas.

Para usar na horta, vasos ou jardins

biofertilizante liquido

Fonte foto

* Misture 1 litro de biofertilizante em 20 litros de água, coe e pulverize nas plantas e no solo

Claro que, se você for fazer biofertilizante para seu jardim de vasos, use as proporções recomendadas prevendo a quantidade que vai precisar. Depois de 40 dias você deverá descartar as sobras.

A biofertilização pode ser usada como água de rega, em qualquer época e estação. Vai proporcionar nutrição rápida às suas plantas - matéria orgânica, nitratos e fósforo, principalmente e traços de outros minerais. Mas, o efeito principal é na estrutura do solo e na vida deste. As bactérias do biofertilizante enriquecerão o solo e promoverão melhor saúde às suas plantas todas.

Mas, lembre-se, nem toda planta gosta de que se lhes regue as folhas e, caso você tenha frutos, não jogue o biofertilizante sobre eles. Sempre é preferível fazer-se a rega ao solo, diretamente na zona de raízes.

Há diversas receitas de biofertilizante orgânico que você poderá experimentar: veja esta aqui, no Portal Orgânico, esta da Embrapa Hortaliças também é muito interessante e fácil. Neste nosso post falamos sobre vários adubos orgânicos e dos fertilizantes que toda planta precisa. E aqui, no CPT, encontrei todo um curso de produção de biofertilizante orgânico pela técnica de compostagem líquida contínua - Biogeo.

Especialmente indicado para você:

setaHORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS

seta11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

setaÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!