10 alimentos que não devemos dar aos nossos gatos

alimentos que não devemos dar aos nossos gatos

Nem todos os alimentos que normalmente comemos são adequados para os nossos gatos. Assim como no caso dos cães, também para os gatos, existem certos alimentos que seria bom evitar ou limitar aos nossos bichinhos para não causarmos conseqüências desagradáveis ​​para a sua saúde. Aqui estão algumas dicas úteis, que você poderá inclusive falar com seu veterinário de confiança.

1. Chocolate

O chocolate é tóxico seja para os cães que para os gatos. A substância perigosa neste caso é a teobromina. De acordo com a Dra. Janet Tobiassen Crosby, o chocolate pode causar aumento da pressão, náuseas e vômitos, estimulação excessiva do sistema nervoso central e circulação. Atenção, não só para o chocolate em si, mas também às bebidas e sobremesas que contenham cacau.

2. Mistura de bolo crua

O Animal Poisson Control Center recomenda nunca dar aos gatos, nem mesmo um pouco, de massa de pão ou bolo crua. O estômago do gato é considerado o ambiente ideal para a proliferação de fungos. A massa de pão pode expandir dentro e causar uma redução do fluxo sanguíneo para o estômago. Isso pode causar problemas respiratórios e digestivos. Entre as conseqüências são vômitos e diarréia, mas também doenças mais graves, devido à produção de álcool durante a fermentação e um possível envenenamento.

3. Ovos crus

Assim como no caso dos seres humanos, gatos também correm o risco de contraírem a salmonelose, devido ao consumo de ovos crus. A bactéria salmonela pode de fato ser encontrada em alguns ovos e persistem quando eles estão em estado crus. Um outro problema diz respeito à clara de ovo, o seu consumo pode impedir a absorção de vitamina B em gatos, uma deficiência que poderia conduzir a problemas na pele e nos pelos do gato.

4. Ossos e restos de carne

Os ossos e os pedaços de gordura da carne podem causar problemas de estômago, vômito e diarréia em gatos. Os ossos, especialmente se pequenos, são perigosos porque podem causar obstruções nas vias aéreas, causando asfixia, além de lacerações em seu sistema digestivo.

5. Cebola

As cebolas contêm algumas substâncias consideradas susceptíveis de danificarem as células vermelhas do sangue e causar anemia hemolítica em animais domésticos, com referência a ambos, cães e gatos. Portanto, você deve certificar-se de que os alimentos que você compra para o seu gato, não contenham cebola nos ingredientes. Em caso de problemas, consulte o seu veterinário.

6. Alho

Você deve ter cuidado com o alho, assim como com a cebola, tanto nos alimentos comprados para gatos, quanto nas refeições preparadas por você. O alho pode rapidamente causar problemas no estômago em gatos, assim como possíveis danos nas células vermelhas do sangue felino.

7. Tomates verdes e batatas cruas

Sejam os tomates que as batatas fazem parte da família das solanáceas. As batatas e os tomates ainda crus podem conter quantidades relativamente altas de um poderoso alcalóide, que pode causar sintomas gastrointestinais graves em gatos. Atenção para os caules e folhas do tomate, que podem ser muito tóxicos também.

8. Abacate

O abacate é rico em propriedades benéficas para os seres humanos, mas é considerado ligeiramente tóxico para gatos. As folhas, sementes, cascas e o fruto em si, contêm uma substância conhecida como persin, considerado um fungicida tóxico, que seria capaz de causar diarreia e vômitos em gatos.

9. Uvas e passas

A toxicidade de uvas e passas tem se destacado especialmente no que diz respeito aos cães, mas o Animal Poisson Control Center recomenda não dar uvas e passas para ambos, cães e gatos, pois podem causar problemas aos rins, com consequências graves.

10. Leite

O leite e os produtos lácteos é um argumento muito delicado. Alguns aconselham a não dar a gatos estes alimentos, enquanto outros, os exclui apenas em caso de intolerância láctea do felino. Alguns veterinários recomendam apenas o leite para os gatinhos pequenos. Há gatos que consomem leite e queijo, sem quaisquer problemas, enquanto outros podem sofrer de alergias. Portanto, preste atenção ao estado de bem-estar e nutrição de seus gatos. Alguns gatos adultos podem ser intolerantes à lactose. Em caso de dúvida sobre o leite, produtos lácteos e outros alimentos, consulte o seu veterinário.

Outros alimentos que se deve atentar são: alimentos que contenham grãos xilitol, cogumelos, fígado, pêssego e damasco, café, doces, doces e açúcar refinado, salgadinhos, nozes, alimentos picantes, alimentos que sejam muito frios, com prazo de validade vencido e azeitonas com caroços.

Leia também:

setaSAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS

Fonte foto: petmd.com