Lentilha – os segredos para sua preparação


Não é somente no Ano Novo que elas devem ser lembradas. As lentilhas, símbolos de boa sorte e prosperidade, devem fazer parte do cardápio o ano todo. Os benefícios são muitos. Elas são versáteis, baratas, rendem muito, não estragam fácil e cozinham muito rápido.

Uma das principais qualidades delas é a quantidade de ferro e proteínas, essenciais para todos, e principalmente para quem segue dietas veganas ou vegetarianas. A lentilha é também rica em fibras, e dá aquela sensação de saciedade.

Para as crianças também é um alimento excelente, tendo em vista o gosto suave e a facilidade para ficar “camuflada” no prato delas. Quer aprender como fazer um bom prato de lentilha? Acompanhe abaixo tudo sobre elas.

{index}

Como preparar lentilhas

A lentilha é uma leguminosa muito fácil de cozinhar, isso é positivo, tendo em vista que elas dispensam ficar muito tempo de molho e até mesmo o uso de panela de pressão. Mas é importante ficar de olho: por serem fáceis de cozinhar, podem ficar tão macias, mas tão macias, que acabam virando purê ou sopa de lentilha.

A menos que seja essa sua intenção, acompanhe abaixo um dos modos mais simples de fazê-las:

Modo de preparo simples

Você até pode deixar as lentilhas de molho, mas isso não é necessário. Deixá-las de molho por muito tempo pode fazê-la ficar muito mole. Ao contrário do feijão, por exemplo, esses grãos cozinham muito rápido.

Por isso você pode fazer o preparo da seguinte forma:

Separe as lentilhas, retirando as pedras e grãos danificados. Em seguida, lave em água corrente por pelo menos 30 segundos. Cozinhe com o dobro de água, em fogo alto por 20 ou 30 minutos. Vá reduzindo a temperatura do fogão depois e deixe sempre a panela destampada, pois o calor gerado pela tampa pode amolecer muito os grãos.

Depois disso, coloque as lentilhas para repousar por 5 ou 10 minutos para que elas absorvam mais água. Escorra, tempere com sal e outros ingredientes de sua preferência. Lembre-se de um detalhe: não coloque o sal antes, no cozimento, pois isso pode deixar as lentilhas duras e crocantes, tendo em vista a acidez do sal.

Modo de preparo alternativo

Outro método interessante de preparar lentilhas: coloque as lentilhas de molho na água por 2 horas, descarte a água, leve ao fogo com o dobro de água e cozinhe por cerca de 20 minutos. Escorra a água, lave as lentilhas e tempere com sal e pimenta do reino. Lembrando que lentilhas cozidas duram cerca de 1 semana na geladeira.

Deixando as lentilhas mais saborosas

Uma forma de tornar as lentilhas mais gostosas e macias é separar um pouco da água do cozimento para dar aquela hidratada nos grãos, na hora de temperar. Para quem gosta de caldos mais grossos, basta adicionar, no lugar dessa água, 1 colher de farinha de trigo e 1 xícara de leite e levar ao fogo até o gosto da farinha sumir.

Tipos de panela indicados

Para cozinhar as lentilhas é necessário apenas uma panela comum. Porém para quem gosta de usar a panela de pressão, é importante lembrar que esses grãos cozinham muito rápido, por isso, após cerca de 10 minutos verifique como eles estão para evitar que fiquem moles demais.

Também é possível cozinhar as lentilhas em panelas elétricas. Basta coloca-las para cozinhar com 4 vezes mais quantidade de água que de grãos. Deixe por cerca de 4 horas em temperatura baixa e evite ficar tirando a tampa, pois isso pode atrasar o cozimento. Depois escorra, lave e tempere.

Melhores temperos

A lentilha vai bem com vários tipos de tempero. No caso do sal, é importante que ele seja colocado apenas depois que os grãos estiverem cozidos. Qualquer ingrediente ácido deve ser colocado após o cozimento apenas. Uma dica para quem quer aproveitar todo ferro que a lentilha possui é espremer um limão por cima delas, depois de prontas. Fica, no mais, uma delícia!

Outros temperos podem ser usados na água do cozimento da lentilha, e isso é recomendado, inclusive, pois o sabor é melhor absorvido. Folhas de louro, alho e cebola, pimenta do reino, coentro, pimenta caiena, curry, cominho são algumas opções interessantes. As ervas podem ser usadas, inclusive, para ajudar na melhor digestão do alimento, como no caso do louro.

Aipo, cenoura e cebola podem ser usados como base no preparo do prato, juntamente com cebola, cheiro-verde e outros itens. Dá ainda para cozinhar as lentilhas com legumes, como batata e batata-doce.

Os vários tipos de lentilha

As lentilhas verdes são as mais conhecidas, mas existem vários tipos desse grão e cada um deles como uma especificidade. As lentilhas verdes, marrons e francesas funcionam melhor, se preparadas e servidas sozinhas. Já as amarelas, laranjas e vermelhas ficam moles quando cozidas e ficam mais interessantes em molhos e sopas. Caso compre ervilhas prontas, vendidas em embalagem, dê uma lida nas instruções para saber o tempo certo de cozimento e não errar no preparo.

Contraindicações

Apesar de ser um alimento muito saudável, a lentilha não é recomendada para quem sofre com problemas intestinais, inchaço abdominal ou que tenha alergia ao níquel. Como outras leguminosas, a lentilha também pode aumentar a produção de gases. Por isso, coma, mas sempre com moderação.

Use a versatilidade da lentilha

As lentilhas são boas substitutas para o feijão, já tão conhecido. Mas ficam ótimas em saladas também. Pode-se, por exemplo, cozinhar as lentilhas, e misturá-la com cenoura, rabanete, alface roxa, rúcula e o que mais sua imaginação permitir. Outra forma de fazer pratos com esses grãos é preparar uma sopa de lentilhas. Já experimentou?

Elas combinam também com arroz, ensopados e até mesmo podem compor um delicioso hambúrguer vegano.

A receita é simples, leva lentilha, claro, farinha de trigo integral, azeite, alho, cebola, cheiro verde, cominho e sal. Após cozinhar os grãos, misture com os demais ingredientes e modele os hambúrgueres. Depois leve ao freezer por cerca de 1 hora e frite com um fio de óleo de azeite. Essa é apenas uma das sugestões. Tem várias. Escolha uma e bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

7 INCRÍVEIS RECEITAS DE BIFES VEGANOS. EXPERIMENTE!




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...