Como limpar os espaços entre os azulejos


Com o passar do tempo, os espaços entre os azulejos do banheiro, da cozinha, da lavanderia, das varandas e de outros cômodos acumulam microrganismos, gorduras, sujeiras de todo tipo. Além do aspecto feio da sujeira, estes locais podem até propagar doenças virando um terreno fértil para a procriação de germes e bactérias.

Não é a atividade caseira mais gostosa de se fazer, concordamos, apesar de gastar tantas calorias, sendo uma própria ginástica da dona de casa, porque a tarefa é hardcore principalmente se a sujeira for antiga. O que fazer?

Leia também: EM FORMA: AS 11 TAREFAS DOMÉSTICAS QUE MAIS QUEIMAM CALORIAS

Por incrível que pareça, com alguns ingredientes de baixo impacto ambiental, podemos limpar os espaços entre os azulejos de uma maneira fácil e sem agredir o ambiente com os produtos de limpeza pesada, hoje existentes no mercado.

Vejamos algumas dicas e use sempre luvas para proceder na limpeza:

1. Percarbonato de sódio

O percarbonato de sódio é um aditivo ecológico muito útil não apenas para remover manchas difíceis das roupas, mas também para a limpeza dos espaços entre os azulejos. Dilua um pouco de percabonato em água até conseguir a consistência do leite e aplique a mistura sobre os espaços entre os azulejos escurecidos. Deixe de molho por toda a noite e enxague no dia seguinte.

2. Carbonato de sódio

Carbonato de sódio é um produto muito útil e versátil para a limpeza da casa sem agredir o meio ambiente. Faça uma mistura cremosa com duas colheres de sopa de carbonato de sódio e duas ou três colheres de sopa de água. Aumente as doses dependendo da necessidade. Aplique a mistura às juntas dos azulejos e deixe descansar por muito tempo antes de esfregar e enxaguar.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente essencial para a limpeza ecológica da casa. Também pode ser usado para remover as manchas de azulejos e rejuntes. Use um creme de limpeza simples preparado com 50 gramas de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de sabão líquido ou de detergente ecológico em um pouco de água quente. Mexa até obter uma consistência cremosa. Aplique a mistura sobre os rejuntes. Deixe descansar por um longo tempo, use uma escova de dente para remover a sujeira e enxague.

Leia também: 50 usos fantásticos do bicarbonato de sódio

4. Água oxigenada

A água oxigenada tem um forte poder de branqueamento e funciona já em baixas concentrações. Use uma de 10 volumes colocando gota a gota em cada espaço entre azulejos e deixe agir por bastante tempo antes de enxaguar. Também é possível fazer um creme para ser usado com uma escova de dentes sobre os azulejos: misture a água oxigenada com amido de milho. Use sempre luvas e roupas velhas durante a limpeza.

5. Vaporizador / Higienizador a vapor

É um aparelho que faz vapor d’água à alta temperatura e forte pressão. Usado para limpeza pesada mas pode estragar determinados pavimentos. Veja as instruções de uso da máquina.

6. Vela

O vídeo que segue mostra um truque para deixar brancos os espaços entre os azulejos e também para criar uma camada protetiva neles contra o acúmulo de sujeira. Que tal experimentar? É facilíssimo!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER PRODUTOS PARA A LIMPEZA (SUSTENTÁVEL) DA CASA

ITENS NATURAIS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TER EM CASA

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...