Dicas e truques para limpar o ferro de passar de maneira rápida e eficaz

  • atualizado: 
limpar ferro de passar

Se você é daqueles que, por alguma razão, precise passar roupa, veja dicas de como limpar o ferro para não estragar as roupas e ainda por cima, facilitar o teu trabalho.

Talvez essa seja uma atividade um pouco perdida no tempo. Dá para contar nos dedos quem ainda se aventura a fazer tal tarefa. No entanto, passar roupa, quando necessário, é algo que não costuma ser muito agrádavel. Embora exista a possibilidade de utilizar mais roupas de fibras sintéticas, tendo em vista que elas não precisam passar, é importante se atentar ao fato de que o microplástico que essas roupas soltam, principalmente durante a lavagem, polui mares e oceanos de um modo muito expressivo.

Além disso, passar roupa gasta bastante energia elétrica. Por isso, é recomendado sempre deixar acumular uma certa quantidade de roupa, antes de ligar o ferro.

Fora todas essas coisas, há ainda o problema de que, muitas vezes, o ferro de passar roupa acumula uma sujeira difícil de tirar.

Como passar roupa é algo inevitável para algumas pessoas, aprenda agora como fazer a limpeza correta do ferro de passar, de modo a deixá-lo sempre conservado e suas roupas também.

Sal

Coloque um pouco de sal em cima de um papel ou pano. Passe o ferro bem quente sobre essa superfície. Deixe o ferro esfriar e passe um pano úmido. O ferro de passar vai ficar como novo!

Bicarbonato de sódio

Ferros de passar que não tenham base de teflon podem usar essa mistura: faça uma pasta com um pouco d'água e bicarbonato de sódio e passe no ferro de passar frio, com auxílio de uma bucha. Enxague utilizando um pano úmido.

Detergente neutro e água morna

Já nos casos de ferros revestidos de teflon, faça o seguinte: passe a mistura de detergente neutro e água morna sobre a superfície do ferro de passar, DESLIGADO. Depois, passe um pano úmido somente com água. Limpe os oríficios do aparelho com cotonete.

Açúcar (para sujeiras grudadas)

Misture um pouco de açúcar e água e passe, com o auxílio de um pano úmido, na base do ferro de passar morno.

Vinagre (para limpar o reservatório de água do ferro)

Faça uma mistura contendo metade de água e metade de vinagre branco e coloque no reservatório. Ligue e espere o líquido sair. Depois disso, repita a operação utilizando somente água.

Com estas dicas, passar roupa, será uma tarefa mais fácil.

Leia também:

seta TRUQUES PARA DOBRAR AS ROUPAS RAPIDAMENTE

seta COMO REMOVER A CERA DOS MÓVEIS E ROUPAS

seta EM FORMA: AS 11 TAREFAS DOMÉSTICAS QUE MAIS QUEIMAM CALORIAS