Com que roupa eu vou? Guia de cores para usar no dia a dia


Todo mundo sabe que determinadas circunstância pedem determinado tipo de vestimenta. Roupa elegante para festas de casamento, de formatura… Roupa descontraída para churrascos e festas diurnas ao aberto. Mas as cores das roupas também têm muito a ver com a ocasião, basta pensar que não é adequado ir a um funeral usando rosa-choque, amarelo-ouro a não ser que se trate de uma ocasião realmente sui generis, de um velório realmente diferente.

Ir a uma entrevista vestido de vermelho pode não dar boa impressão. Pode transparecer agressividade ou sensualidade não indicadas para a ocasião. Vejamos algumas dicas para combinar cor, humor e ocasião e para equilibrar a nossa energia no dia a dia.

O efeito das cores sobre o nosso organismo e mente

Tem gente que não se afeta da cor da roupa que usa. Tem gente que não usa determinada cor pois lhe sobe a pressão arterial. E tem aqueles que respeitam as tradições e suas cores. Mas, afinal, qual a influência da cor da roupa que usamos em nós? Terá influência, afinal?

Bem, eu penso que sim. E não é por tradição ou crença mas, com certeza, pelo efeito das cores sobre o nosso organismo e mente. O uso das cores tem tudo a ver com a nossa base e origem cultural mas, também, com a influência que as cores têm sobre o nosso ânimo.

Então, se o momento é de alegria vestimos as cores da primavera quando explode em vida – vermelho, amarelo, rosa e azul-anil – em maior ou menor proporção, de acordo com o “a vontade” de cada um em se mostrar.

cor roupa vermelho

Culturas diversas, cores diversas

As religiões orientais usam o branco nos velórios e enterros – nós, ocidentais, usamos o preto. O respeito é o mesmo, as razões que norteiam a escolha da cor é que tem fundamentação oposta.

* a roupa branca – a cor branca nas roupas ajuda a equilibrar a energia do ambiente e permite uma maior proteção do indivíduo às energias mais pesadas que lhe são externas

* a roupa preta – a cor preta das nossas vestes de luto tem a capacidade de absorver e filtrar as energias do entorno protegendo quem as usa como se estivesse em um casulo.

Com que cor de roupa eu vou?

cor roupa cores

Velório, enterro

Este exemplo já te diz que, para uma mesma situação, velório e enterro, existem pelo menos duas (há mais pelo mundo afora, com certeza) concepções excludentes sobre que cor de roupa se deve usar. Mas, com certeza, o respeito indicará que “em Roma, faça como os romanos”.

Entrevistas de emprego e outras situações que requerem tranquilidade

Mas, e se você for a uma entrevista de emprego, ou apresentar um projeto em um banco ou, enfim, a uma reunião muito importante?

Eu te recomendaria roupas em tons pastel – o pastel, qualquer cor que seja, é sempre aconchegante e pouco agressivo, não assusta quem está olhando então, não cria um clima propenso a reações de autodefesa.

Cores claras são mais adequadas a um ambiente em que se necessite de manter tranquilidade – por exemplo, se você vai a um hospital visitar alguém, ou a uma escola dar aula a crianças, ou a uma creche, para conhecer o estabelecimento. Neste caso, prefira usar blusas de cor clara e alegre. Digo, blusas pois o que importa é a cor que você carrega da cintura para cima, junto ao coração.

Exames, provas e concursos

Agora, se você for fazer um exame, uma prova de vestibular, por exemplo, experimente usar uma blusa verde (qualquer tom de verde vai ser bom) que é uma cor que traz tranquilidade e sabedoria, a calma necessária para você acessar seus conhecimentos perdidos em alguma nuvem. Ah, sim, e respire profundamente por três vezes, se centre em si mesmo.

A cromoterapia

Até aqui te falei de como eu uso as cores na hora de me vestir e, aconselho unicamente em base à minha experiência mas, saiba que o significado das cores e seus efeitos é quase uma ciência.

Há muitos anos li um livro sobre a importância das cores, seus significados e a influência que estas poderiam ter em nós, no dia a dia. Desde então venho observando o que sinto quando coloco uma cor no peito (é, para mim, como já disse ali atrás, o que importa é a cor da blusa pois, a calça, enfim, é a velha jeans de todas as épocas). O livro que li então era o “As cores em sua vida: a cura através das cores”, de Howard Sun, Editora Madras, São Paulo, edição de 1999.

Para cada cor o autor definia a sensação emocional, sua consequência física, o impacto que causava no entorno e ainda, indicava as situações em que uma pessoa deveria recorrer às cores. Isso tudo porque as cores curam, você sabe. Essa é a base da cromoterapia, afinal.

Os significados das cores segundo Howard Sun com indicações terapêuticas

cor roupa verde rosa

Confira, a seguir, os significados específicos para cada cor, segundo Howard Sun estudou, e aplique-os para as ocasiões que deverá enfrentar, ou para o estado de ânimo que estiver, para poder equilibrar a energia no dia a dia:

Vermelho

Vigor, energia, vitalidade, paixão e força. Atrai a atenção. Indica sexualidade vigorosa e sensualidade latente. É aconselhável seu uso, como terapia, para as pessoas que se sentem abatidas, cansadas, debilitadas, com depressão e sem vigor.

Laranja

Otimismo, estímulo. Combate a fadiga, estimula o senso de humor, tem ação antidepressiva, ajuda a digestão e o sistema metabólico, rejuvenesce e revitaliza. Pessoas que costumam usar o laranja são corajosas, otimistas e alegres.

Amarelo

Tonifica o sistema nervoso central, fortalece a concentração, ativa a intuição. Gera qualidades otimistas e positivas, estimula a receptividade.

Verde

Simboliza harmonia e equilíbrio, favorece o equilíbrio hormonal, reduz o estresse, cria um ambiente equilibrado e calmo à volta de quem o usa, ajuda no controle das emoções.

Turquesa

Uma cor refrescante, calmante, que atenua a dor e age como antiinflamatório. É usado por pessoas acessíveis e joviais e estimula os outros a se interessarem por quem a usa. Clareia a mente, pensamentos e sentimentos, melhora a comunicação verbal.

Azul índigo

Espiritualidade, paz, calma e confiabilidade. Ajuda na harmonia, paz e tranquilidade que você precisa. É relaxante e traz clareza mental.

Violeta

Serenidade espiritual, uma boa cor para os momentos de meditação e oração. Eleva a auto-estima, purifica o corpo, aumenta o respeito próprio e a dignidade. Traz inspiração e imaginação, aumenta a criatividade.

Magenta

Aumenta o nível de energia, gera sentimentos de suavidade e afetuosidade. Favorece a realização. Estimula sentimentos de amor e compaixão.

Preto

Isolante. É a cor do luto e da morte nas sociedades ocidentais, a cor da auto-negação, da negação da luz. Também é a cor do poder e autoridade. A cor preta absorve todas as outras cores.

Branco

Traz paz, calma e sensação de pureza. Esta cor é associada à inocência e desprendimento nos países orientais sendo, por isso, associada aos rituais de morte e encaminhamento, uma aceitação da morte como parte da vida. A cor branca reflete todas as outras cores.

Marrom

Uma cor associada à terra e estabilidade, materialidade. É usada por pessoas muito dedicadas ao seu trabalho. Indica insegurança.

cor roupa verde

Agora, conhecendo as definições e significados, procure descobrir a importância e influência específica que cada cor tem sobre você.

Vou te dar uma dica: não posso usar blusa roxa pois, incrivelmente, ao vestir essa cor minha pressão arterial, invariavelmente, sobe.

Boa sorte na autodescoberta através destas informações que, espero, tenham gostado 🙂

Especialmente indicado para você:

PLANTAS PARA DAR DE PRESENTE: QUE PLANTA ESCOLHER PARA UMA PESSOA QUERIDA?

ESCOLHA UMA DESTAS MANDALAS E DESCUBRA SUAS VERDADES INTERNAS

ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS: 10 ATITUDES QUE VÃO FAZER A TUA VIDA MAIS FELIZ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...