COMO PLANTAR ALCAPARRA → Uma planta que fica LINDA no muro de casa


Já pensou em ter uma planta de alcaparra em casa? E, olha só, a alcaparreira é tão fácil de se cultivar que dá até em muro de pedra. Mas, claro, você precisa morar em alguma região seca e quente pois, esta planta não resiste às chuvas torrenciais ou à umidade excessiva.

Dias atrás, escrevi sobre como e porquê a gente deveria usar alcaparras na alimentação, você leu? Bom, se não leu, aproveite agora, acho que vale a pena: ALCAPARRA, CONDIMENTO CHEIO DE SABOR E SAÚDE (PROPRIEDADES E RECEITAS), e agora vou te contar como é que se faz para ter, em casa, um pé de alcaparras.

Em lugares onde a alcaparreira é espontânea (bacia do Mediterrâneo, clima árido, solo calcário), essa linda planta pode crescer até em muros de pedra ou paredes.

alcaparra muro

REPRODUÇÃO POR ESTACA OU DIVISÃO DE TOUCEIRAS

Bom, primeiro você precisa achar alguém que tenha um pé já formado de alcaparra.

A melhor maneira de se conseguir uma nova, e boa, planta de alcaparra é por estaca (rama, galho) ou por divisão de touceira (quando se separa um pedaço das raízes para fazer uma nova planta, independente).

Se você optar por fazer mudas de alcaparreira por estaca de ramo, corte as estacas com um comprimento de 20 cm retirados da base ou do meio da touceira, limpe-as de folhas e botões e ajude-as a enraizarem com uma das nossas receitas de enraizador natural.

Esta é a forma mais fácil de você obter uma muda igualzinha à planta original e, melhor ainda, já avançada no desenvolvimento.

TAMBÉM VAI BEM POR SEMENTE

Mas, se não tiver uma alcaparreira por perto, então consiga sementes de alcaparra e, vamos em frente.

As sementes da alcaparra são pequenas e levam meses para germinarem. Se forem sementes frescas, recém colhidas, poderão germinar em algumas semanas mas, sua taxa de germinação sempre é baixa. Então, o jeito é você ter uma quantidade de sementes considerável pois, destas, só algumas germinarão.

No Brasil a gente consegue comprar sementes de alcaparra pela internet (este produtor de Brazópolis envia pelo correio).

As sementes secas de alcaparra precisarão ser “acordadas” para conseguirem germinar, ou então levarão, nesse processo, muitos meses, ao sabor das intempéries.

PARA ACORDAR SEMENTES ADORMECIDAS

Uma das técnicas para se quebrar a dormência das sementes de alcaparra é assim:

deixe suas sementes secas de molho, em água, por 24 horas. Coe as sementes e, sem secar, enrole-as em um pano úmido. Coloque em uma caixa fechada (para que mantenham a umidade) e na geladeira, por 3 meses (para simular o período de outono e inverno, frio, debaixo da terra ou neve, das regiões originais).

Depois deste prazo, coloque as sementes “invernadas” mergulhadas em água morna, por mais 24 horas.

Após tudo isso você poderá plantar suas sementinhas de alcaparra, em vasos, copos ou saco de leite, em solo calcário, com pH 7, bem drenado, para fazer as mudas.

As mudinhas estarão prontas para o transplante em, aproximadamente, um ano mas, como devagar se vai ao longe, a alcaparreira é planta perene e você só irá plantá-la uma vez.

ALCAPARRAS NO BRASIL

No Brasil, imagine só, já se produz alcaparra no sul de Minas Gerais, em Brazópolis e se incentiva que essa produção, apropriada para a agricultura familiar, orgânica, se espalhe pelo nordeste pois, é lá que há o clima semiárido mais adequado para esta planta

Agora, se você mora em algum local de microclima seco, quente (alcaparras aguentam bem até os 40ºC) e mesmo que o inverno seja bem frio (a planta sobrevive até os -8ºC, e mais ainda, se alguma vizinha tiver uma alcaparreira no quintal, peça um pedaço, um ramo grosso enraizado e, plante no muro que ficará lindo demais.

alcaparras muro 2

Ah, e para que você não se confunda com outras plantas parecidas, a alcaparreira se chama Capparis spinosa.

A COLHEITA

A alcaparreira começa a dar botões viáveis para a colheita após o 2º ano de cultivo e se intensifica após o 4º, continuando assim pela vida afora.

Você deverá colher, para fazer conserva, os botões frescos antes das flores abrirem, todos os meses de floração. A colheita de botões de alcaparra deve ser feita só em dias secos.

alcaparras colheita 1

alcaparras colheita 2

As flores que abrirem não devem ser colhidas – neste caso esperasse que os frutos amadureçam e, quando estiverem bem desenvolvidos, serão colhidos para conserva.

ANTES DE CONSUMIR

Os botões frescos são amargos e precisam de passar por um processo de fermentação para poderem ser consumidos.

Devem ser deixados em sal, salmoura ou vinagre com sal, por até 30 dias.

Após esse prazo, podem ter seu consumo normal em diversas receitas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Carmrm
    Publicado em 04/01/2021 às 12:39 am [+]

    Olá!
    E como é colhido os alcsparrões? Qual parte da planta? É a mesma árvore, não é?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...