Amendoim: como cultivar em vasos. Veja, é facil!


Que tal você cultivar seus próprios amendoins? Já falamos, em outros artigos, como o amendoim é saudável, desde que bem conservado. É fácil ter vasos de amendoim na varanda, na jardineira da janela ou no jardim, em canteiros. Veja aqui algumas dicas de como o fazer.

O amendoim, Arachis hypogaea, é uma leguminosa nativa da América do Sul, muito rica em proteína e óleo vegetal de excelente qualidade. O fruto, amendoim, começa a crescer na rama e termina seu amadurecimento dentro da terra. Esta é uma planta muito resistente, que gosta de sol direto. No vaso, claro, você deverá cuidar das regas para que a terra não esturrique – no jardim, o amendoinzeiro vai bem “no tempo” pois, suas raízes captarão a umidade natural do solo.

Aqui no Brasil, qualquer varanda ensolarada será adequada para o cultivo de amendoim já, em países com inverno muito frio será preciso proteger a planta das temperaturas negativas – no caso, você deverá levar seu vaso de amendoins para dentro de casa, a partir do outono.

Semeando amendoim

Compre amendoim cru, com casca. É bom que o amendoim seja novo, a casca intacta. Você pode plantar com a casca, diretamente, ou retirar a casca, deixando a película vermelha que protege a semente.

Em um recipiente de germinação – bandeja, com espaços individuais, como a mostrada na foto – coloque um amendoim com casca (tem duas a 3 sementes dentro da casca, normalmente) em cada cubículo, com terra orgânica de textura leve. Regue diariamente até que germinem as sementes (isso deverá acontecer depois de 3 a 5 dias). Os amendoins são semeados a 5 cm de profundidade portanto, sua bandeja deverá ter, pelo menos 10 cm de altura de terra. Rareie as mudas, caso brotem duas ou três, deixando uma só por quadrado. Transfira as mudas para o vaso definitivo, ou para o jardim, quando estas atingirem 10 a 15 cm de altura.

germinação

Você também pode semear o amendoim diretamente no vaso ou jardineira, seguindo os mesmos procedimentos indicados acima quanto à rega, rareamento das mudas.

amendoim

O vaso de cultivo

Prepare um vaso de tamanho médio com, pelo menos, 30 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade. No fundo deste, faça a camada de drenagem com pedrisco e areia grossa, preencha o vaso com terra orgânica misturada com areia em 30%, adubada com composto bem curtido.

Depois que a muda de amendoinzeiro estiver bem pegada, regule as regas para manter a terra úmida porém, não encharcada – dependerá da umidade diária da sua região mas, uma a duas vezes por semana poderá ser suficiente, uma boa rega ao cair da noite.

Para proteger a sua planta de fungos, faça uma água de urtigas e cavalinha (as plantas frescas batidas no liquidificador) e regue com essa mistura os vasos de amendoinzeiros. Prefira vasos de barro, porosos, que manterão a terra mais arejada mas, se você usar vasos de plástico, faça uns buracos laterais, com esse objetivo.

O vaso do amendoinzeiro precisa ser amplo e fundo para que o espaço físico não seja limitante à quantidade de frutos. Veja na foto abaixo.

vaso de cultivo

Sua colheita de amendoins

Você saberá que está na hora de colher seus amendoins quando as folhas da planta ficarem amareladas. Isso acontecerá de 130 a 140 dias depois da semeadura, dependendo da variedade plantada.

Abra a terra e verifique se as cascas dos amendoins (que ficam pendurados nas raízes já estão estriadas). Para colher seus amendoins você deverá tirar toda a planta do vaso – é uma boa prática regar abundantemente antes da retirada, para ajudar a soltar os frutos da terra. Sacuda a planta toda para retirar bem os resíduos e pendure-a para secar em um lugar fresco e escuro. A secagem demorará duas semanas, dependendo da umidade do ar na sua região. Em regiões litorâneas, onde é difícil a secagem, pendure a rama de amendoim debaixo do telhado, no lado externo da casa.

colheita de amendoim

Estará no ponto quando as folhas da planta já estiverem secas. Retire os amendoins produzidos e coloque-os em uma bandeja ou peneira. As folhas secas do amendoinzeiro deverão ser devolvidas à terra do vaso, ou jogadas na sua composteira, canteiros ou outros vasos. O amendoim é rico em nutrientes que beneficiarão o solo.

amendoins colhidos

Como conservar seus amendoins

É importantíssima a forma escolhida para conservar seus amendoins, para evitar contaminações fúngicas perigosas de Fusarium.

Você poderá conservar, por até 3 meses, os amendoins dentro de suas cascas, e lugar fresco e seco.

Também poderá descascá-los, secar as sementes (deixe a película vermelha que é muito boa para a saúde) e acondicioná-los em recipiente a vácuo.

Ou poderá secá-los ao forno, ou frigideira, torrando o amendoim.

Lembre-se do que já dissemos em outro artigo nosso: “Tenha sempre em conta que amendoim bom é amendoim sem fungo. Sim, esse é um problema do amendoim que deriva das más condições de acondicionamento. O amendoim que foi guardado em local úmido pode ser transmissor de um fungo muito perigoso, o Aspergiullus flavus, que produz a toxina aflatoxina de forte ação teratogênica e carcinogênica. A aflatoxina afeta principalmente o nosso fígado e basta menos de 1mg por quilograma de peso corporal para esta ser tóxica”.

Especialmente indicado para você:

AMENDOIM: BENEFÍCIOS, DICAS DE USO E RECEITA DO LEITE

PASTA DE AMENDOIM: COMO FAZER EM CASA

NOZES E AMENDOINS: MEIO PUNHADO AO DIA PARA NÃO FICAR DOENTE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...