A ilha feita com 150 mil garrafas de plástico 


Como reutilizar 150 mil garrafas de plástico? Construindo sua própria ilha! Assim fez Richart Sowa, um artista, um ambientalista e ex-carpinteiro que usou um monte de lixo e materiais reciclados, recolhidos durante quase sete anos, para construir a sua própria ilha no México.

A ilha que está localizada nas águas de Isla Mujeres, na costa caribenha do México foi construída entre o final de 2007 e o começo de 2008. Segundo Green Life Travel, Joyxee Island é a segunda ilha artificial de Sowa, que construiu a sua primeira ilha de plástico em 1998, perto de Puerto Aventuras, Cancun, mas que foi destruída pelo furacão Emily, em 2005.

foto

Sowa não desistiu. Recolheu dentro de alguns sacos mais de 150.000 garrafas de plástico e as fixou em antigos paletes de madeira, antes de lançá-los na água. Depois colocou areia e terra em cima, de alguma forma conseguindo fazer uma base para as árvores e as outras plantas na ilha, como gengibre, agave e hibiscos. Ou, como manguezais, cujas raízes crescem através da rede dos sacos com garrafas, ajudando a manter tudo amarrado.

foto

O artista recolhe a água da chuva para a sua própria pia e utiliza painéis solares para cozinhar. Os dejetos humanos são utilizados como fertilizantes.

foto

“Por que eu iria comprar uma ilha se eu já tenho?”, Diz o homem, que, para aqueles que desejam conhecê-lo, é um proprietário muito acolhedor e amável. A todos os visitantes da ilha e explica tudo em casa. É ir para crer!

Fonte fotos: Facebook di Richart Sowa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...