Ar-condicionado natural: pesquisa cria telha que resfria o ambiente

  • atualizado: 

foto

No Amazonas uma pesquisa está criando uma telha ecológica adequada às regiões tropicais - a ecotelha, feita de fibras naturais de malva e juta, água e uma argamassa composta por pouco cimento, areia e um resíduo cerâmico, a metacaulinita.

A telha, muito parecida às que já existem no mercado, é obtida por prensagem destes componentes e, por conta do uso da argamassa, reduz em 50% o pó de cimento necessário. A argamassa também é fator determinante para o prolongamento das fibras naturais que entram na sua composição.

Esta pesquisa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam, é coordenada pelo professor João de Almeida e está sendo realizada nos laboratórios da Universidade Federal da Amazônia - UFAM.

foto

Segundo João de Almeida: o diferencial na produção desta ecotelha é o uso da metacaulinita na composição da argamassa, que torna a telha muito mais resistente e durável, reduzindo significativamente o consumo de cimento e deixando o produto com um preço muito atraente ao consumidor. O pesquisador diz que através de ensaios técnicos, a nova telha também apresentou um bom desempenho térmico, podendo reduzir o calor nas regiões mais quentes do país como o Amazonas.

O protótipo deverá estar pronto em 12 meses, depois do que será necessário um patrocínio para a fabricação das telhas, que requerem de um maquinário especial.

Talvez te interesse ler também:

USO DE AR-CONDICIONADO DEVERÁ SUBIR DE 13% PARA 70% EM 2100

CLIMATIZADORES: 10 COISAS PARA SABER ANTES DE ESCOLHER

AS FANTÁSTICAS CASAS DE TETO VERDE NA ISLÂNDIA: CANDIDATAS AO PATRIMÔNIO DA UNESCO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!