Uma lavanderia itinerante e gratuita para os sem-teto


Em Brisbane, na Austrália, existe uma lavanderia itinerante, dedicada a todos aqueles que não têm uma casa e sentem a necessidade de lavar as próprias roupas.

Dois jovens de 20 anos de idade, Lucas Patchett e Nicholas Marchesi, levam duas máquinas de lavar no porta-malas de uma van, passeando ao redor da cidade. É a Orange Sky Laundry.

A iniciativa tem sido um grande sucesso, graças à ajuda de voluntários que se oferecem para dirigir a van-lavanderia por varias localidades da cidade.

É uma luta diária a vida daqueles que não têm uma casa para morar. Na Austrália, embora seja mais fácil encontrar organizações que sirvam comida, cuidados médicos e abrigo aos sem-teto, lavar roupas é, ao contrário, uma coisa muito difícil a não ser obviamente, que se pague pelo serviço. 

Este fato inspirou os dois amigos idealizadores do projeto e, com a ajuda de doações, os jovens conseguiram duas lavadoras e secadoras, permitindo à van-lavanderia de lavar 20 kg de roupa em uma hora. O projeto começou em julho e ainda está em período experimental. A van funciona cinco dias por semana.

Um dos idealizadores da van-lavanderia

Estima-se que cerca de 300 pessoas vivam nas ruas de Brisbane e a organização planeja trabalhar com grupos locais que possam ajudar inclusive a fazer com que os sem-teto possam comer alguma coisa enquanto suas roupas são lavadas. Se obtiverem o sucesso desejado, a Orange Sky Laundry poderá se espalhar por outras partes do país.

Equipe van-lavanderia

Inicialmente, a van transportava um gerador de energia; a água, vinha de parques ou empresas locais, dependendo da área. Agora, a organização espera conseguir ligações de água e de energia ou mesmo tentar se auto-alimentar com energias renováveis. Durante a lavagem não produzem substâncias químicas, tóxicas ou poeiras. 

Lavar roupas é uma coisa tão normal que não pensamos tratar-se de um privilégio, quando o é para muitos! Basta a ver a felicidade estampada na foto abaixo:

Sem-teto lavam roupas na van

O objetivo final do projeto é melhorar os padrões de saúde e de vida aos moradores de rua. E o período de experiência parece ter dado a primeira resposta positiva.

Leia também: Todo mundo de banho tomado: ônibus que se transformam em chuveiros para os sem-teto

Fonte fotos: FacebookOrange Sky Laundry e boredpanda.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...