Cozinha lixo zero: a cozinha dos sonhos que evita o desperdício


Você já olhou para o seu lixo? Quando passamos a entender o que consumimos e o que descartamos, fica evidente que somos bem menos sustentáveis do que poderíamos ser.

Pensando em uma solução para o problema do desperdício no lugar onde produzimos mais lixo em casa, a cozinha, o projeto “Zero Waste Kitchen”, desenhado por Ivana Steiner, oferece uma cozinha toda feita em aço inoxidável e vidro reciclados que funciona sem gerar resíduos.

Em busca de um conceito sustentável, a designer levantou a questão “como deve ser uma cozinha que atenda aos requisitos de desperdício zero?” e criou uma alternativa que levasse em conta não apenas a sustentabilidade, mas um projeto esteticamente atraente e aliado a uma mensagem política.

A inspiração de Steiner veio da cozinha de Frankfurt, de Margarete Schütte-lihotzky, que foi um marco no design doméstico de baixo custo e trabalho eficiente. Cem anos depois, a repaginada nessa cozinha tem como mote a proteção do clima por meio de um estilo de vida que economiza recursos.

Como funciona

A “cozinha com desperdício zero” tem durabilidade de 150 anos, pois todo aço nela utilizado pode ser reciclado várias vezes.

A cozinha funciona para que as pessoas possam cozinhar e comer juntas tendo ao seu dispor uma estrutura facilitadora, com recipientes de vidro, cestos para frutas e vegetais, sacos e bolsas de linho, um caixa de minhocas para produção de húmus e um jardim vertical de ervas.

A cozinha conta, ainda, com uma máquina de secar que evita guardanapos e lenços têxteis possam ser lavados e secos regularmente. Os alimentos, que não são embalados, são armazenados em recipientes de vidro e transferidos com conchas ou funis. O conceito de desperdício zero está baseado em um estilo de vida minimalista, pelo qual os usuários usam apenas o que forem consumir.

Na cozinha há duas pias, uma na qual a louça é, primeiramente, lavada com água e detergente e, na segunda, onde é lavada com água pura. Um jarro de água coleta o resto do líquido para regar o jardim de ervas.

Os equipamentos para o “desperdício zero” podem ser adquiridos de forma modular para serem integrados a qualquer cozinha.

Fonte e fotos: Ivana Steiner para Designboom

Como ter uma cozinha lixo zero

Por enquanto, ainda não estão disponíveis no Brasil, mas isso não significa que nós não possamos adaptar a nossa cozinha com os recursos que temos.

Podemos usar caixas para compostagem, evitar o uso de sacolas plásticas, substituir recipientes de plástico pelos de vidro, comprar apenas a quantidade de alimentos que iremos consumir.

Existem vários tipos de iniciativas que podemos tomar para desperdiçar menos comida e recursos naturais. 

Talvez te interesse ler também:

Florianópolis será a primeira Cidade Lixo Zero do Brasil!

Menos lixo: na França supermercados deverão vender a granel para reduzir embalagens

Lixo plástico aumenta na pandemia e reciclagem do material diminui no Brasil




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...