©Ivana Steiner/Designboom

Cozinha lixo zero: a cozinha dos sonhos que evita o desperdício

Cozinha lixo zero: a cozinha dos sonhos que evita o desperdício

Você já olhou para o seu lixo? Quando passamos a entender o que consumimos e o que descartamos, fica evidente que somos bem menos sustentáveis do que poderíamos ser.

Pensando em uma solução para o problema do desperdício no lugar onde produzimos mais lixo em casa, a cozinha, o projeto “Zero Waste Kitchen”, desenhado por Ivana Steiner, oferece uma cozinha toda feita em aço inoxidável e vidro reciclados que funciona sem gerar resíduos.

Em busca de um conceito sustentável, a designer levantou a questão “como deve ser uma cozinha que atenda aos requisitos de desperdício zero?” e criou uma alternativa que levasse em conta não apenas a sustentabilidade, mas um projeto esteticamente atraente e aliado a uma mensagem política.

A inspiração de Steiner veio da cozinha de Frankfurt, de Margarete Schütte-lihotzky, que foi um marco no design doméstico de baixo custo e trabalho eficiente. Cem anos depois, a repaginada nessa cozinha tem como mote a proteção do clima por meio de um estilo de vida que economiza recursos.

Como funciona

A “cozinha com desperdício zero” tem durabilidade de 150 anos, pois todo aço nela utilizado pode ser reciclado várias vezes.

A cozinha funciona para que as pessoas possam cozinhar e comer juntas tendo ao seu dispor uma estrutura facilitadora, com recipientes de vidro, cestos para frutas e vegetais, sacos e bolsas de linho, um caixa de minhocas para produção de húmus e um jardim vertical de ervas.

A cozinha conta, ainda, com uma máquina de secar que evita guardanapos e lenços têxteis possam ser lavados e secos regularmente. Os alimentos, que não são embalados, são armazenados em recipientes de vidro e transferidos com conchas ou funis. O conceito de desperdício zero está baseado em um estilo de vida minimalista, pelo qual os usuários usam apenas o que forem consumir.

Na cozinha há duas pias, uma na qual a louça é, primeiramente, lavada com água e detergente e, na segunda, onde é lavada com água pura. Um jarro de água coleta o resto do líquido para regar o jardim de ervas.

Os equipamentos para o “desperdício zero” podem ser adquiridos de forma modular para serem integrados a qualquer cozinha.

Fonte e fotos: Ivana Steiner para Designboom

Como ter uma cozinha lixo zero

Por enquanto, ainda não estão disponíveis no Brasil, mas isso não significa que nós não possamos adaptar a nossa cozinha com os recursos que temos.

Podemos usar caixas para compostagem, evitar o uso de sacolas plásticas, substituir recipientes de plástico pelos de vidro, comprar apenas a quantidade de alimentos que iremos consumir.

Existem vários tipos de iniciativas que podemos tomar para desperdiçar menos comida e recursos naturais. 

Talvez te interesse ler também:

Florianópolis será a primeira Cidade Lixo Zero do Brasil!

Menos lixo: na França supermercados deverão vender a granel para reduzir embalagens

Lixo plástico aumenta na pandemia e reciclagem do material diminui no Brasil

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *