Conheça Emilia 4, o primeiro carro italiano movido à energia solar


Chama-se Emilia 4 o carro que será movido à energia solar. É o primeiro 100% italiano, feito com materiais derivados de naves aeroespaciais, que poderá alcançar emissões zero a uma velocidade de 110 quilômetros por hora e que consome uma quantidade de energia igual a de um secador de cabelo!

Projetado e construído pela Universidade de Bolonha e apresentado no Museu da Ferrari em Maranello, Itália, Emilia 4 participará do American Solar Challenge, uma corrida de mais de 3.000 km que vai do Nebraska ao Oregon, nos Estados Unidos, viajando durante quase um mês.

Não polui, não produz ruídos, não necessita de combustível e, graças às suas baterias de lítio, possui um alto grau de autonomia mesmo quando não o sol não comparecer.

Dois anos de projeto e quatro assentos, com o Emilia 4 foram usados ​​pela primeira vez no setor automotivo, materiais derivados de aeroespaciais, especialmente materiais que sobraram como laminados e sandwich em fibras de carbono e tubulares de titânio. Além disso, fibras “verdes” ou hibridizadas e freios de carbono foram usados ​​para sua criação.

emilia4

E não só. “Reunimos na Emilia 4 a tecnologia que desenvolvemos diariamente para aplicações voltadas para o setor industrial, por exemplo, tecnologia de conversão fotovoltaica ou para a distribuição de células fotovoltaicas, mesmo em muros verticais de prédios”, explica Claudio Rossi, do Departamento de Engenharia elétrica e informação.

É mais uma prova da capacidade tecnológica que temos para desenvolver veículos que sejam energeticamente autônomos e que tenham uma certa necessidade de mobilidade sem a necessidade de energia do exterior, e de uma maneira absolutamente renovável.

Emilia 4 foi desenvolvido pela equipe italiana Onda Solare, única equipe européia que participará do American Solar Challenge 2018. O desafio é chegar primeiro em um itinerário de 3460 quilômetros do Nebraska ao Oregon, a ser percorrido somente graças ao sol.

Por enquanto, Emilia 4 é apenas um protótipo, mas muitos esperam que em breve seja aprovado para circular nas ruas.

O futuro da mobilidade? É verde com certeza!

Leia mais:

O PRIMEIRO TREM SOLAR DO MUNDO EM FUNCIONAMENTO

SOLAR IMPULSE 2 CONCLUI SUA VOLTA AO MUNDO EM 506 DIAS

VIAJANDO NAS ÁGUAS DA NOVA ZELÂNDIA EM UM IATE SOLAR E AUTOSSUFICIENTE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...