3 asteroides ENORMES passarão pertinho da Terra, alerta a NASA


Três grandes asteroides estão se aproximando da Terra. As 3 rochas espaciais passarão a uma distância muito pequena, amanhã, 10 de novembro, do nosso planeta. A notícia vem da Nasa.

A Agência Espacial dos EUA prevê que o primeiro asteroide, batizado de 2018 VS1, atingirá a distância mínima da Terra por volta das 11H03 de sábado.

Os astrônomos do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA (JPL) na Califórnia estimaram que o 2018 VS1 tem um diâmetro de 13 a 28m e o comprimento de 2,5 vezes mais que o de um ônibus.

As estimativas da trajetória da NASA sugerem que o asteroide passará a 1,38 milhão de km do nosso planeta, portanto, mesmo que suas dimensões sejam realmente relevantes, ele passará a uma distância segura, sem nenhum perigo para nós.

O segundo asteroide tem um nome semelhante, é o 2018 VR1. O corpo celeste atingirá a distância mínima às 11H19 no sábado, alguns minutos depois do VS1, mas será ainda mais longe de nós: uns bons 5,03 milhões de km. Seu diâmetro estimado é de 14 a 30m seu comprimento é de cerca de 30 metros. Nada pequeno! Se fosse parar em uma área habitada da Terra, o que não acontecerá, seria realmente um perigo. Segundo a NASA, será a primeira e última passagem curta deste asteroide pela Terra.

E então passará a terceira rocha espacial, a 2018 VX1. É o menor dos três asteroides, mas o que mais se aproxima de nós. Basta dizer que vai passar a uma distância menor que a da lua, apenas 381,474 km. Seu diâmetro vai de 8 a 18 m. Este último estará a uma distância mínima da Terra por volta das 15H26 do dia 10 de novembro.

Muitos desses objetos são classificados como potencialmente perigosos (PHA – Potentially Hazardous Objects) quando se aproximam da Terra a uma distância menor de 7,5 milhões de km.

“Note que uma passagem astronomicamente próxima pode ser muito distante em termos humanos: milhões ou até dezenas de milhões de quilômetros”, explica a NASA.

Em qualquer caso, podemos dormir em paz. Nenhum deles constituirá perigo para a Terra. O VX1 será um presente especial porque permitirá aos cientistas de observarem um asteroide a uma distância excepcional.

O Universo nos encanta!

Talvez te interesse ler também:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

VIAGENS ESPACIAIS À VISTA: NASA ANUNCIA NOVA MISSÃO À LUA

CHINA QUER LANÇAR LUA ARTIFICIAL NO ESPAÇO EM 2020!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...