1.284 novos planetas são descobertos pela Nasa


Uma nova descoberta foi anunciada pela Nasa nessa terça-feira (10): o telescópio espacial Kepler descobriu 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar.

“Esse anúncio mais do que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo telescópio Kepler. Isso nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, poderemos, eventualmente, descobrir um planeta parecido com a Terra”, explica Ellen Stofan, cientista-chefe da Nasa.

O observatório espacial Kepler, desde 2009, vem monitorando 150 mil estrelas em busca de sinais de corpos em órbita. Ele trabalha observando um escurecimento da luz da estrela, conhecido como “trânsito”, cada vez que um planeta passa orbitando diante dela.

A Nasa comunicou que “dos cerca de 5.000 candidatos a planetas encontrados até agora, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 deles foram descobertos pelo Kepler”.

Cerca dos 550 novos corpos descobertos podem ser parecidos com a Terra, em seu aspecto rochoso, tomando como base o tamanho deles.Agora são 30 exoplanetas com potencial para serem habitados.

“Nove desses novos planetas descobertos orbitam zonas habitáveis do seu sol, que é a distância de uma estrela onde podem registrar temperaturas que permitam a existência de água em forma líquida”, acrescenta a Nasa.

O diretor da divisão de astrofísica da Nasa, Paulo Hertz, afirma que antes dessa descoberta não se sabia se exoplanetas eram raros ou não. Com a ajuda do Kepler, a comunidade científica pôde descobrir que existem mais planetas do que estrelas na galáxia.

Talvez te interesse ler também:

CIENTISTAS IDENTIFICAM UMA POSSÍVEL FAMÍLIA DE ASTEROIDES NO PLANETA-ANÃO CERES

ESTUDO DIVULGA EVIDÊNCIA DE UM 9° PLANETA NO SISTEMA SOLAR

Fontes:

otempo

diariotaubate




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...