Reciclagem transforma garrafas plásticas em baunilha. Como assim? Isso mesmo!


O plástico é um dos materiais que mais polui os ecossistemas. Pensar em soluções inteligentes para limpar o lixo plástico de nossas vidas é fundamental para a segurança ambiental.

Tendo isso em vista, cientistas converteram garrafas plásticas em aroma de baunilha. A “alquimia” foi possível graças a bactérias geneticamente modificadas, que, pela primeira vez, fizeram um produto químico valioso originar-se de resíduos de plástico.

Os plásticos perdem cerca de 95% de seu valor como material após um único uso. É insustentável para o planeta a produção desenfreada desse material. Por isso, é preciso investir em uma melhor coleta e no uso de tais resíduos para enfrentar o problema global da poluição do plástico.

Química verde

Segundo o jornal inglês The Guardian, os pesquisadores desenvolveram enzimas mutantes para quebrar o polímero tereftalato de polietileno usado em garrafas plásticas para convertê-lo em vanilina.

A vanilina é o principal componente do extrato da semente de baunilha, muito utilizada na indústria de alimentos e cosméticos, mas cerca de 85% do produto é sintetizado a partir de químicos derivados de combustíveis fósseis.

O cientista Stephen Wallace, da Universidade de Edimburgo, que faz parte da equipe de pesquisadores, comentou sobre a importância do estudo:

“Nosso trabalho desafia a percepção de que o plástico é um resíduo problemático e, em vez disso, demonstra seu uso como um novo recurso de carbono a partir do qual produtos de alto valor podem ser feitos”.

Trata-se do uso microbiano para criar soluções sustentáveis, do ponto de vista social, ambiental e econômico. A pesquisadora Ellis Crawford, da Royal Society of Chemistry, chama o fenômeno de uma “bela demonstração de química verde”.

As garrafas são o segundo tipo de material plástico mais comum nos oceanos, depois das sacolas do mesmo material. A ciência e a consciência são alguns meios para combater esses poluentes da vida planetária, mas o ideal mesmo seria reduzir drasticamente a produção de plástico descartável e eliminar o uso do plástico o tanto quanto possível.

Essa pesquisa foi publicada no Journal Green Chemistry.

Talvez te interesse ler também:

Apenas 9% do plástico no mundo é reciclado! 91% vai ficar aí por + 400 anos

O plano de reciclagem da Noruega que pode salvar o planeta do lixo plástico

Reciclagem não é a solução para o problema do plástico em nosso planeta!

20 empresas produzem mais de 50% de todo o plástico descartável do planeta

Microplástico por todo lugar, inclusive nas fezes humanas




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...