Programa Mais Alimentos beneficia agricultores familiares com energia solar


A diversificação da matriz energética é fundamental para o meio ambiente. Por causa disso, a opção de utilizar energia renovável estará disponível aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária de todo o Brasil através do programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para o desenvolvimento sustentável no Brasil, a agricultura familiar é um fator de suma importância. Através do programa Mais Alimentos, pequenos produtores rurais terão acesso facilitado para produzir energia limpa e sustentável.

O objetivo do programa é facilitar o financiamento de equipamentos geradores de energia solar para agricultores familiares, pois esses equipamentos, por serem de alta tecnologia, têm um custo muito alto. Com a ajuda do programa, os produtores podem adquirir esses equipamentos por um preço abaixo do praticado pelo mercado com taxas de juros negativas e com um prazo de até 10 anos para pagar.

Segundo Lucas Ramalho, diretor do Mais Alimentos, “é bom para as indústrias, que conseguem vender seus produtos com uma linha de crédito subsidiada pelo governo, é bom pros agricultores, que conseguem adquirir esses equipamentos a um preço abaixo do de mercado, facilitando a aquisição deles, e ganha o Brasil inteiro, porque melhora sua matriz energética com uma base mais limpa na sua produção de energia”.

Ele explica, ainda, que a energia gerada pelas células fotovoltaicas pode gerar energia para mover uma bomba d’água que irriga uma pequena horta, um pomar e gerar energia para a casa, entre muitas outras aplicações. Outra vantagem é que os equipamentos têm vida útil de aproximadamente 25 anos e, com juros menores, o investimento deve se pagar em poucos anos.

Os agricultores interessados em adquirir os equipamentos geradores de energia solar devem acessar o site do programa Mais Alimentos, onde se encontra o cadastro de todos os produtos financiados pelo programa.

Talvez te interesse ler também:

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Maior reservatório de água do Nordeste sofre com seca histórica

Fonte foto:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...