O maravilhoso vale das árvores quadradas


Parece incrível, mas o maravilhoso vale das árvores quadrados realmente existe e está localizado no Panamá. É um lugar encantado que parece ter saído de um conto de fadas.

Na cidade de Cerro Gaital, não muito longe do Hotel Campestre, existe um grupo de árvores de troncos quadrados.

Os troncos dessas árvores são quadrados na base e gradualmente se tornam redondos perto das copas. As origens deste fenômeno, até o momento, seriam desconhecidas.

A julgar pelas imagens, as bases das árvores não têm ângulos retos precisos, mas ainda assim lembram a forma quadrada em vez de circular, à qual nós geralmente vemos ou imaginamos em uma árvore.

Esta peculiaridade seria mais um dos fenômenos misteriosos da natureza? De acordo com algumas teorias, os troncos das árvores são quadrados, ou quase quadrados em suas bases, por causa das características ambientais em que vivem. As mesmas árvores poderiam crescer com o tronco redondo se nascessem em outros ambientes?

arvore-quadrada-2

arvore-quadrada-3

arvore-quadrada-4

arvore-quadrada-5

Especialistas do Smithsonian Tropical Research Institute as descrevem como árvores cujos troncos incomuns tendem a ser quase quadrados. As secções dos troncos têm os seus próprios anéis deste tipo, em vez dos tradicionais círculos concêntricos.

De acordo com Lawrence Dew e Jean P. Boubli, as árvores são da espécie mais comum de árvores no Panamá, cujo nome cientifico é Quararibea asterolepis. Estas árvores também são encontrados no Brasil, na Costa Rica, no Peru, Equador e na Venezuela.

Mais do que um mistério, trata-se de mais de uma das muitas maravilhas da biodiversidade, que a natureza nos oferece e que podemos admirar, se não durante em uma de nossas viagens, ao menos em fotografias.

Talvez te interesse ler também:

NO EQUADOR AS ÁRVORES CAMINHAM E MUDAM DE LUGAR 20 METROS POR ANO

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

O BORDADO NAS COPAS DAS ÁRVORES DA MALÁSIA: IMAGENS ESPETACULARES

Fonte fotos: La rosa de los vientos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...