O espetáculo dos vaga-lumes, os insetos luminosos que desafiam a poluição na China


São insetos que sempre atraem a curiosidade de crianças e adultos, porque criam uma iluminação noturna realmente impressionante, emitida de seus corpos. Estamos falando dos vaga-lumes, um dos insetos mais incríveis e também um dos mais ameaçados de extinção.

Anos atrás, em muitas cidades, especialmente no verão, era possível admirá-los, mas agora por causa da poluição e da conseqüente destruição de seus habitat naturais, estes insetos estão desaparecendo lentamente.

A China está tentando repovoar seus parques com essas criaturinhas luminosas. Um dos primeiros parques em que estão experimentando a criação de uma colônia de vaga-lumes está localizado na cidade de Wuhan, província de Hubei e, já há um ano, os resultados da experiência parecem ser satisfatórios.

foto

O parque é parte de uma área natural maior, o East Lake Peony Garden e é dividido em várias áreas: existe uma área de cultivo onde os vaga-lumes se reproduzem, uma outra onde os visitantes podem caminhar diretamente entre os insetos e observá-los de longe e, finalmente, um dedicado à ciência onde se estuda o fenômeno da sua luminescência.

foto

A rápida urbanização da China resultou no desaparecimento, em algumas áreas, dos vaga-lumes e por isso o parque de Wuhan é muito visitado: para muitos é a única oportunidade de ver os vaga-lumes que foram importados da vizinha Jiangxi. E os insetos ali estão reagindo bem ao novo habitat.

Leia também:

NO JAPÃO: O ESPETÁCULO DAS LULAS VAGA-LUME

Fonte e fotos: wherecoolthingshappen.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...