Fogo na Chapada dos Veadeiros: o maior incêndio da história do Parque


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e seu entorno, localidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, em Goiás, está em chamas há cerca de 10 dias.

O Parque é uma das Unidades de Conservação do Brasil, abrange aproximadamente uma área de 65.514 ha de Cerrado e é ainda Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Como noticia a Folha de São Paulo, mais de um quarto do parque já foi consumido pelas chamas.

O que teria provocado o incêndio?

Muito provavelmente as chamas deram início de forma criminosa, pois naturalmente, apenas raios poderiam atear fogo nesta região mas, nesta época do ano, isto não ocorre.

Disputas de terras poderiam estar por trás desta tragédia que, além de ter mudado a rotina dos moradores, espalha dor e sofrimento a toda uma região de rica fauna, flora, biodiversidade protegidas por lei.

Brigadistas, bombeiros, voluntários e população em geral, vêm trabalhando sem descanso para controlar as chamas. Helicópteros, aviões tanques da FAB também vêm atuando nos maiores focos mas, até o momento, o fogo está incontrolado e a esperança é que chova hoje, 27, para que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão que cuida do Parque) consiga controlar o incêndio ainda neste final de semana.

Oxalá este sofrimento tenha fim o mais rápido possível e, se houver culpados por esta tragédia, que estes sejam responsabilizados a ressarcir os danos, muitas vezes de valores inestimáveis para a nossa natureza.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...