Morango Branco: um com sabor de abacaxi e outro de Atibaia


Morangos de cor branca, com sementes vermelhas, são plantas híbridas, cultivares trabalhados seletivamente, a partir de espécies muito antigas, quase extintas. Os morangos brancos têm aroma e sabor parecido ao abacaxi.

Esta espécie, dizem os entendidos, existia na natureza até 1700, no Chile. Foi levada para a França e não obteve aceitação do mercado para seu cultivo apesar de ser bem mais resistente às pragas agrícolas do que as outras variedades de morango que conhecemos.

Por esta razão seu cultivo não foi incentivado e o morango branco quase se perdeu na história.

Em 2009, o morango de cor branca com sabor de abacaxi foi recuperado, por criação seletiva, como híbrido da Fragaria chiloensis e da Fragaria virginiana, duas espécies originárias do continente americano. O primeiro cultivo comercial aconteceu na Holanda e Bélgica, em 2010. O nome científico deste cultivar é Fragaria x ananassa.

Este morango também é chamado de Pineberry, por seu sabor e aroma. Ele é menor do que o morango comum, resistente a doenças mas, sua produção ainda não é rentável já que feita a pequena escala, produzir bagas pequenas e serem plantas de baixo rendimento. Portanto, o seu preço no mercado é bastante caro.

Como plantar morango branco

Como todo morango, o morango branco é fácil de plantar desde que você consiga as sementes ou as mudas; e fácil de cuidar e manter, desde que você tenha um solo fértil, bem drenado, umidade suficiente e os cuidados que já indicamos aqui neste outro artigo aqui:

E, como todo morango, o morango branco Pineberry também tem ótimas qualidades nutricionais.

O morango branco de Atibaia

Por aqui, um produtor do interior de São Paulo conseguiu produzir morangos brancos a partir do cruzamento de espécies de morangos com pouca antocianina, a substância que dá a cor vermelha ao fruto.

O responsável pelo morango geneticamente modificado é Aflânio Tomikawa, produtor na cidade de Atibaia-SP, conhecida como a Capital Nacional do Morango.

Porém, diferentemente do Pineberry, o morango de Atibaia preserva toda textura do morango original, sendo apenas todo branco por dentro e por fora, e tendo doçura superior ao morango vermelho.

Ao G1, o produtor diz que em uma escala que mede a doçura das frutas, o morango comum mede 7, enquanto seu fruto modificado mede 10 e tem menor acidez.

O produtor está trabalhando em outras versões do fruto, buscando conseguir morangos alaranjados e roxos.

Para sua comercialização porém, é preciso registrar a novidade junto ao Ministério da Agricultura por se tratar de alimento modificado geneticamente. Mas a esperança é de em breve ter novidades no mercado.

Aflânio viveu mais de 20 anos no Japão, país onde já existe a versão branca da fruta.

O que você acha disso? Deu vontade de experimentar? Qual das duas espécies?

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. G1

Talvez te interesse ler também:

MORANGO: 10 RAZÕES PARA COMER MAIS E MAIS

ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ

PITAIA: PROPRIEDADES CURATIVAS E FORMAS DE CONSUMIR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...