Hoje é Dia Mundial do Mosquito para lembrar e prevenir doenças transmitidas por esses insetos


Em 1897, em 20 de agosto, 122 anos atrás, o médico britânico Ronald Ross percebeu que os mosquitos transmitiam a malária. Graças a esta descoberta, ele obteve o Prêmio Nobel de Medicina em 1902.

E é por isso que no mesmo dia, todos os anos, celebra-se o Dia Mundial do Mosquito, o World Mosquito Day, que além de homenagear o médico, quer ser uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a luta contra os mosquitos e as doenças que eles transmitem, principalmente a malária, organizando campanhas de angariação de fundos para pesquisas nesta área.

Infelizmente, os dados falam por si: de acordo com a OMS, as doenças transmitidas por mosquitos representam 17% de todas as doenças infecciosas e causam mais de 700 mil mortes por ano, das quais 400.000 causadas pela malária.

É por isso que é muito importante fornecer informações sobre o assunto e, dado que hoje é o Dia Mundial dos Mosquitos, relatamos abaixo algumas curiosidades sobre a malária e os mosquitos:

  • no mundo existem mais de 2500 espécies de mosquitos, muitos dos quais podem transmitir doenças
  • de acordo com a OMS, em 2017, os casos de malária aumentaram em comparação com 2016 e a maioria deles foi registrada na África Subsaariana. Basta dizer que, em 2015, 90% dos casos e 92% das mortes foram registradas, principalmente em crianças menores de 5 anos, mesmo que o risco de contrair a doença seja alto para cerca de metade da população mundial
  • não apenas a malária, os mosquitos transmitem outras doenças perigosas, como dengue, febre amarela, chikungunya, zika, o vírus do Nilo Ocidental e da Encefalite Equina Oriental.
  • Mosquitos também têm sua importância na biodiversidade. São polinizadores e fazem parte da cadeia alimentar servindo de alimento para outras espécies. Não seríamos nós os responsáveis pela propagação dos mosquitos com o desmatamento e o lixo que deixamos por aí, que da cidade um lugar ideal também para a propagação exagerada deles?

Métodos de prevenção

Para repelir mosquitos e combater as doenças por eles transmitidas, as dicas são bem conhecidas, mas vamos relembrar:

  • O uso de redes mosquiteiras
  • Uso de repelentes e roupas de cores claras e de manga comprida para evitar picadas
  • Evitar acúmulo de líquidos e água estagnada
  • Ter em casa ou no jardim plantas que repelem mosquitos
  • Manter o quintal limpo livre de depósitos de água

Todos os animais merecem nosso respeito, inclusive os mosquitos. O aquecimento global também é um fator que pode aumentar a propagação destes insetos. Nosso dever é combater a crise climática. A vida, como um todo, agradece.

Talvez te interesse ler também:

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI

É PRECISO SALVAR TODOS OS INSETOS PARA SALVAR A EXISTÊNCIA HUMANA

REPELENTES CASEIROS FUNCIONAM? O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...