Tudo sobre Elefantes: Espécies, Curiosidades, Habitats e muito mais


Eles são os maiores animais terrestres existentes, no entanto enfrentam um grave risco de extinção. Conhecidos por suas presas de marfim, sua tromba enorme e seu tamanho exagerado, os elefantes são bichos fascinantes.

Poucas são as pessoas que têm a oportunidade de ver um de perto, principalmente porque é muito difícil dar conta de domesticar esse gigante. Ao contrário do que parece, os elefantes podem ser bastante agressivos, principalmente na época do acasalamento, quando os níveis de testosterona o deixam “mais sensíveis”, digamos assim. Tão sensíveis que podem até matar quem atravessar seu caminho, como os humanos, por exemplo.

Por ano, cerca de 400 pessoas morrem graças à agressividade desses animais.

Conheça agora outras curiosidades sobre os elefantes.

Quantas espécies de elefantes existem?

Atualmente, existem apenas três espécies de elefantes no mundo (duas são africanas e uma é asiática).

Todas as 3 espécies correm risco de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN), principalmente por causa da ação do homem, que usa seus marfins para fazer joias, objetos de decoração, teclados de piano, etc.

Leia mais sobre esta questão nos links abaixo:

VITÓRIA HISTÓRICA PARA OS ELEFANTES! A CHINA FECHA FÁBRICAS E LOJAS DE MARFIM

ELEFANTES CORREM O RISCO DE DESAPARECEREM PARA SEMPRE. SENSO ALARMANTE DA UNEP

PROIBIÇÃO DA VENDA DE MARFIM PODE NÃO SALVAR OS ELEFANTES

Habitat: onde vivem os elefantes

Os elefantes, normalmente, vivem em savanas e florestas e são encontrados, principalmente, no

  • Quênia
  • Uganda
  • Tanzânia (África)
  • Índia
  • Indochina
  • nas ilhas da Indonésia (Ásia)

As espécies africanas e asiáticas possuem algumas características diferentes: os elefantes africanos são maiores e possuem marfim, o que não ocorre nos asiáticos.

Curiosidades

Além da questão de que todas as espécies de elefantes estão em extinção, há outras curiosidades que vale a pena saber sobre estes animais incríveis:

  1. O elefantes têm cerca de 4 metros de altura e pesam de 4 a 6 toneladas. Suas presas podem chegar a 100 quilos;

  2. São animais herbívoros e comem cerca de 125 quilos de folhagens e plantas por dia. Bebem cerca de 200 litros de água diariamente. Para se alimentar, usam a tromba para pegar os alimentos. Muitas vezes, a fome é tanta que eles podem chegar a derrubar uma árvore;

  3. A gestação dos elefantes dura 22 meses e os filhotes demoram anos para chegar à vida adulta;

  4. Os elefantes morrem quando perdem os molares, caso contrário eles poderiam viver mais do que os 60 anos que, normalmente, vivem;

  5. Os machos adultos vivem isolados e só encontram as fêmeas para reprodução;

  6. A terra e a lama que os elefantes jogam no corpo servem como um tipo de protetor solar, é com esses elementos que eles regulam a temperatura corporal, tendo em vista que eles têm dificuldade de liberar calor, pois têm pouca superfície de pele;

  7. Assim como os humanos, os elefantes podem ser destros ou canhotos;

  8. Os pés dos elefantes têm uma camada gelatinosa que amortece o impacto da pisada deles;

  9. A tromba dos elefantes tem várias funções: além da alimentação, eles usam a tromba para interagir com os outros animais, brincando, acariciando, e até simulando um aperto de mão. Quando levantam a tromba podem estar sinalizando algum aviso ou ameaça, quando a tromba está caída, esse pode ser um sinal de submissão. A tromba também serve como instrumento de defesa e para o elefante sentir o cheiro das coisas.

  10. Elefantes raramente têm câncer e, por isso, o segredo para a cura desta doença poderia estar no DNA deles. Por causa de um gene, o Tp53, estes animais raramente são acometidos pelo crescimento descontrolado das células. Tal gene é um dos mais potentes supressores tumorais. Um estudo desenvolvido pela University of Utah e pelo Arizona State University confirma isso.

  11. Elefantes são animais muito inteligentes. Um dos 10 animais mais inteligentes de todos. Eles têm ótima memória, são super curiosos e aprender com facilidade. São empáticos com seus pares bem como com outras espécies. Usam ferramentas (galhos, ramos ou folhas) para repelirem moscas e outros animais.

  12. Elefantes são torturados, desde pequenos, para servirem de atração turística na Ásia. Para passeios e nos circos, exploram-se estes animais para o entretenimento humano e, para que eles passem a obedecer as ordens humanas, usam-se de todo tipo de maus-tratos: encarceramento, inanição, e todo torturas e todo tipo de violência.

Leia mais sobre elefantes:

HÉRCULES, O BEBÊ ELEFANTE QUE SOBREVIVEU AO ATAQUE DE 14 LEOAS

O PRIMEIRO SANTUÁRIO DE ELEFANTES DA AMÉRICA LATINA – CHAPADA DOS GUIMARÃES

RAJU, O ELEFANTE QUE CHOROU AO SER LIBERTADO ESTÁ FINALMENTE LIVRE PARA SEMPRE

A DURA VIDA DOS ELEFANTES: DO CIRCO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...