Guepardos correm risco de serem extintos


Sempre ficamos sabendo de animais que entram para a lista de animais em extinção. Recentemente, recebemos a notícia de que os gorilas orientais, as abelhas e as girafas estão passando por esse triste processo. Além desse animais, outro está em risco: os guepardos.

Cientistas anunciaram que o guepardo pode entrar em extinção antes mesmo do previsto. Um estudo realizado pela Zoological Society of London (ZSL), em parceria com a Wildlife Conservation Society, estima que haja somente 7.100 indivíduos da espécie vivendo em 9% do seu território natural.

Causas do desaparecimento da espécie

Grande parte desses felinos vive na África. A sua maior ameaça é o tráfico ilegal de animais e peles, que chega a pagar até US$ 10.000 por um filhote de guepardo. No Zimbábue, em apenas dez anos, o número de indivíduos passou de 1.200 animais para 170. Na Ásia, estima-se que existam 50 indivíduos sobrevivendo no Irã.

guepardo filhotes

Uma das grandes dificuldades para saber a respeito dessa drástica redução de guepardos é a ausência de fontes confiáveis, segundo a pesquisadora Sarah Durant, que é líder do estudo.

Mais uma espécie ameaçada pela ganância e ignorância de pessoas que pagam um alto preço para terem um animal cuja vida é na natureza, muitas vezes motivadas pela vaidade de exibir uma espécie selvagem. Pessoas assim vem contribuindo a cada ano para o crescimento da lista vermelha de animais em risco de extinção.

Especialmente indicado para você:

CAMPANHA CHOCANTE MOSTRA A CRUELDADE POR TRÁS DE ARTIGOS DE LUXO

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NA LISTA VERMELHA CRESCEM ANO APÓS ANO

PANDA GIGANTE SAI DA LISTA DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...