Essa linda borboleta que não era vista desde 1925 reaparece


Ela não era vista voando pela Grã-Bretanha desde 1925. Entre maio e junho, ele reapareceu misteriosamente em seu habitat favorito: espinheiros e abrunheiros nos arredores de Londres.

Parece um caso policial, mas é acima de tudo uma boa notícia para o meio ambiente: a borboleta-branca-de-veias-negras (Aporia crataegi), é uma espécie considerada oficialmente extinta na Grã-Bretanha há quase um século.

Mas a BBC relatou um evento tido como misterioso e emocionante, especificando que um pequeno número de espécimes foi relatado voando pelos campos no sudeste de Londres.

Quem seguiu suas pistas foi um ávido jornalista naturalista, Frank Gardner. Para os não especialistas, essas borboletas podem ser facilmente confundidas com as borboletas brancas comuns.

Sobre essa espécie:

Como o nome sugere: ‘borboleta-branca-com-veias-pretas’ – é uma borboleta branca de tamanho médio com linhas pretas desenhadas em suas asas.

Extinta no Reino Unido, ela foi listada pela primeira vez como uma espécie britânica em 1667, mas essa grande borboleta se extinguiu nas Ilhas Britânicas por volta de 1925, com seu último reduto no sudeste da Inglaterra.

Ela sempre foi considerada uma raridade nas Ilhas Britânicas, mas no continente, ela é frequentemente muito comum.

Sabe-se que a fêmea esfrega suas asas juntas e perde muitas de suas escamas ao fazer isso, resultando em uma aparência quase transparente quando comparada com as asas brancas do macho. A razão por trás desse comportamento incomum não é conhecida.

Embora seu retorno seja maravilhosa, isso não significa a recuperação total e espontânea de uma espécie extinta.

Fontes:

  1. AGI
  2. Butterfly Conservation

Talvez te interesse ler também:

Dragontail: a borboleta-cauda-de-dragão, linda e misteriosa

Borboleta: simbologia, significado no sonho e importância ecológica

Quais Plantas Atraem Borboletas? Veja a lista!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...