Índia: Crianças brincam inocentemente em um mar de espuma tóxica!


Neste último fim de semana, a praia urbana de Marina Beach, em Chennai, na Índia, foi coberta com uma espuma branca tóxica!

Essa espuma deriva dos despejos das indústrias e dos dejetos das habitações, que escorrem para o rio Adyar e vão parar no mar.

A estação de tratamento de águas residuais pode reter uma certa quantidade de água mas, durante a estação das monções, ocorrem fortes chuvas reduzindo a capacidade dessa estação.

Parte das águas residuais não tratadas e ricas em fosfato, com as fortes chuvas, acabam indo parar no rio e, por consequência, a mistura tóxica é levada pela corrente fluvial para o mar, cobrindo os 13 quilômetros de praias frequentadas por muitos turistas.

Apesar do cheiro fétido, muitas crianças e até adultos foram brincar, mergulhar e nadar na espuma macia e branca que flutuava na água e também ficava suspensa no ar.

Atraídas e fascinadas pelo mar de espuma branca, estas pessoas ignoravam a toxidade contida nela e o risco de doenças por conta disso.

Veja neste vídeo do canal BBC News, as pessoas se revolvendo na espuma tóxica que se espalhou nas águas da Marina Beach.

Não é a primeira vez que esse fenômeno ocorre, pois, em 2017, a espuma tóxica no mar provocou a morte de milhares de peixes.

Os ecologistas e ambientalistas têm insistido na necessidade de adaptar as estações de tratamento de águas residuais, de modo que sejam projetadas para poder suportar e armazenar o excesso de água durante a estação das monções.

Além da forte poluição das águas que vem se tornando algo recorrente na Índia, o ar também vem se tornando cada vez mais irrespirável, tanto que em Nova Deli está fazendo o maior sucesso o Oxygen bar, um local onde os cidadãos pagam para inalar o Oxy Pure, ou seja, doses de ar para “arejar” a saúde.

A poluição segue seu percurso de contaminação e, se nada for feito de contundente, a tendência é aumentar e comprometer a saúde humana, dos seres vivos e do planeta!

Talvez te interesse ler também:

FIÉIS MERGULHAM EM NUVEM DE POLUIÇÃO NO RIO YAMUNA, NOVA DÉLI




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...