Índia: Crianças brincam inocentemente em um mar de espuma tóxica!

Índia: Crianças brincam inocentemente em um mar de espuma tóxica!

Neste último fim de semana, a praia urbana de Marina Beach, em Chennai, na Índia, foi coberta com uma espuma branca tóxica!

Essa espuma deriva dos despejos das indústrias e dos dejetos das habitações, que escorrem para o rio Adyar e vão parar no mar.

A estação de tratamento de águas residuais pode reter uma certa quantidade de água mas, durante a estação das monções, ocorrem fortes chuvas reduzindo a capacidade dessa estação.

Parte das águas residuais não tratadas e ricas em fosfato, com as fortes chuvas, acabam indo parar no rio e, por consequência, a mistura tóxica é levada pela corrente fluvial para o mar, cobrindo os 13 quilômetros de praias frequentadas por muitos turistas.

Apesar do cheiro fétido, muitas crianças e até adultos foram brincar, mergulhar e nadar na espuma macia e branca que flutuava na água e também ficava suspensa no ar.

Atraídas e fascinadas pelo mar de espuma branca, estas pessoas ignoravam a toxidade contida nela e o risco de doenças por conta disso.

Veja neste vídeo do canal BBC News, as pessoas se revolvendo na espuma tóxica que se espalhou nas águas da Marina Beach.

Não é a primeira vez que esse fenômeno ocorre, pois, em 2017, a espuma tóxica no mar provocou a morte de milhares de peixes.

Os ecologistas e ambientalistas têm insistido na necessidade de adaptar as estações de tratamento de águas residuais, de modo que sejam projetadas para poder suportar e armazenar o excesso de água durante a estação das monções.

Além da forte poluição das águas que vem se tornando algo recorrente na Índia, o ar também vem se tornando cada vez mais irrespirável, tanto que em Nova Deli está fazendo o maior sucesso o Oxygen bar, um local onde os cidadãos pagam para inalar o Oxy Pure, ou seja, doses de ar para “arejar” a saúde.

A poluição segue seu percurso de contaminação e, se nada for feito de contundente, a tendência é aumentar e comprometer a saúde humana, dos seres vivos e do planeta!

Talvez te interesse ler também:

FIÉIS MERGULHAM EM NUVEM DE POLUIÇÃO NO RIO YAMUNA, NOVA DÉLI

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *