O planeta ficou mais verde nos últimos 20 anos, graças à Índia e à China


No momento em que lutamos contra o desmatamento da Amazônia, felizmente uma boa notícia: a área verde do planeta aumentou nos últimos 20 anos!

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) detectou esse aumento na área verde do planeta.

A conclusão foi apresentada após uma observação feita por dois satélites que coletaram dados e imagens da Terra, durante 20 anos.

As imagens mostram que o aumento da área verde ocorreu principalmente na China e na Índia. Isso se deve pelo fato da China ter implementado programas para conservação e expansão de suas florestas.

Essa estratégia da China se deu com o intuito de reduzir os efeitos da erosão do solo, da poluição do ar e das mudanças climáticas.

Além disso, houve também uma expansão de áreas agrícolas no país. No entanto, não foi tanto como a Índia, cujo aumento de área verde se deu, em maior parte, devido à expansão das terras agrícolas.

De acordo com Chi Chen, pesquisador do Departamento de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Boston, a expansão agrícola indica que o mesmo terreno tornou-se produtivo, na maioria dos casos. O que comprova isso, é o aumento de 35% e 40% na produção de grãos, legumes e frutas, nos dois países.

Mas há controvérsias…

Apesar de ser uma boa notícia, existem os poréns. Os cientistas alertam que o aumento na produção desses alimentos, depende da irrigação de águas subterrâneas. Por isso, se a água acabar, a situação volta a ficar preocupante.

De qualquer forma, o aumento da vegetação em todo o mundo não compensa os estragos causados em algumas regiões tropicais. É o caso do Brasil e da Indonésia, onde campanhas a favor da sustentabilidade e da biodiversidade dos ecossistemas são extremamente urgentes e necessárias.

Outro ponto levantado é o de que as áreas agrícolas não conseguem armazenar carbono, assim como as florestas o fazem. Portanto, o ideal é que as florestas se multipliquem, muito mais do que as áreas terras dedicadas à agricultura.

Programas e estratégias como as da China, são muito bem vindas e precisam ser mais incentivadas. Esse é o caminho!

Talvez te interesse ler também:

RIO PARAOPEBA, ATINGIDO PELA LAMA DE BRUMADINHO, TEM ÁGUA PROIBIDA PARA USO

METAIS PESADOS EM MEIO AOS CORAIS EM ABROLHOS POR CAUSA DA TRAGÉDIA EM MARIANA

CHICO MENDES: VIDA, MORTE E FRASES DO MAIOR AMBIENTALISTA DO BRASIL




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...