Dia Mundial da Terra. 2018 é o Ano da luta Contra a Poluição por Plástico


Como dissemos no que é urgente reduzir o uso do plástico para salvar nossas águas, e por consequência nossas vidas, hoje no Dia Mundial da Terra diremos o mesmo. Só que desta vez é a própria edição do evento que nos chama para a urgência do problema que é o plástico.

Este material constitui 84% do lixo presente nas praias monitoradas pela Beach litter em 2017. Segundo esta entidade, 64% do lixo encontrado nas areias provêm de objetos de breve duração: embalagens (30%) e descartáveis (34% como pratos e copos plásticos).

Hoje é o Dia Mundial da Terra, o Earth Day, data promovida pela ONU, e que se comemora todo ano no dia 22 de abril, para nos lembrarmos da importância de preservar o planeta em que vivemos. A primeira comemoração se deu em 1970 no Estados Unidos por iniciativa do senador Gaylord Nelson.

Este ano o Earth Day Network pede pelo fim da poluição por plástico: #EndPlasticPollution

O grande problema do plástico

Conforme um experimento realizado pela Universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, nós respiramos, e não pouca, micropartículas de plástico suspensas no ar, advindas desde os pneus dos automóveis que passam pelas ruas aos móveis e tecidos sintéticos que imperceptivelmente se desintegram no ar.

Bebemos e comemos plástico porque presente até no sal de cozinha. Todo plástico demora centenas de anos para se decompor e até o microplástico, presente em pastas de dentes, esfoliantes, no glitter e em muitos outros produtos, entram para os ecossistemas, poluem as águas, o solo, alimentam animais e caem na cadeia alimentar. Ou seja é uma praga da qual ninguém está livre.

O pior está por vir: você sabia que nem todo plástico é reciclável e nem todo plástico reciclável é efetivamente reciclado? Segundo o Greenpeace, 90% do plástico não é reciclado e sua produção continua a crescer não obstante a poluição que este material causa.

Um problema também de saúde

E tem mais, como informa o Earth Day:

“Você sabia que 300 milhões de toneladas de plástico são vendidos a cada ano e que 90% disso é jogado fora? Você sabia que uma grande porcentagem desses plásticos acaba em nossos aterros, nossos oceanos, nossa vida selvagem e nossos corpos? Você sabia que, à medida que o plástico se decompõe em nosso ambiente, ele pode imitar os hormônios humanos e está ligado a tudo, desde o câncer de mama até a puberdade precoce?”

O que fazer?

O convite não é apenas para hoje, data para se comemorar e se lembrar da importância de preservar o planeta. O convite é para uma mudança de hábito diário na vida de todos nós:

  • devemos eliminar todo tipo de plástico descartável
  • reduzir o nosso consumo em geral
  • dar preferência aos produtos embalados em papel, vidro ou, melhor ainda, em materiais biodegradáveis
  • dar preferência às roupas feitas de materiais naturais não sintéticos, pois estes contêm plástico na composição
  • separar o lixo, fomentar a reciclagem

São muitas as formas que podemos por em prática para diminuirmos o tamanho do problema (3 vezes maior que a França é a medida da ilha de plástico no Pacífico, para se ter uma ideia!).

Pense bem antes de comprar coisas inúteis. Leve sempre sua sacola reutilizável no supermercado. Evite comprar frutas e verduras embaladas em plástico. Participe da nossa campanha Desnude a Fruta.

E para finalizar, lembremos de cobrar dos governos a parte deles. Assine a petição da Earth Day para pedir aos governos tomarem providências:

“300 milhões de toneladas de plástico feitos à base de combustíveis fósseis são vendidos a cada ano e 90% disso é jogado fora, destruindo nossa comida, nossa água e nossa saúde. Os governos podem mudar isso agora! Eles podem proibir a produção de plástico descartável e ajudar a apoiar uma mudança para alternativas sustentáveis, não poluentes e não baseadas em combustíveis fósseis. Convidamos você a eliminar gradualmente os plásticos de uso único, apoiar alternativas sustentáveis e enfrentar os bilhões de toneladas de plásticos que já estão em nossos oceanos, nossos córregos, nossa vida selvagem e nós mesmos”

Chega de plástico!

E um Feliz Dia Mundial da Terra para todos vocês!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...