As provas de que a Amazônia está morrendo por causa do desmatamento (FOTOS)


A Amazônia está morrendo devido ao desmatamento e o governo não está fazendo o suficiente para proteger uma das áreas mais importantes do planeta para a biodiversidade.

Novas imagens testemunham a gravidade da situação que está ameaçando cada vez mais a floresta amazônica.

O Greenpeace foi ao local para documentar o que vem acontecendo e para alertar sobre o risco que estamos correndo. O uma proposta para reduzir as Unidades de Conservação (UC) – uma ferramenta poderosa contra a destruição da floresta. A ideia é eliminar 1 UC e reduzir a área de outras 4.

Por que o Brasil não faz nada, ou não faz o suficiente, para salvar a floresta? Segundo o Greenpeace, a proteção dessas áreas é visto como um obstáculo ao desenvolvimento econômico.

“Ao reduzir as Unidades de Conservação, o atual presidente, Michel Temer, incentivaria a destruição da floresta e trairia aqueles que trabalham para preservá-la. Reduzir essas áreas protegidas em um momento em que o desmatamento começou a subir significa propor o oposto do que é necessário agora ao Brasil para lutar contra a destruição das florestas. Agora mais do que nunca, é importante pressionar o governo a parar esta proposta e voltar a reduzir o desmatamento”, explicou Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil.

desmatamento amazonia 1

desmatamento amazonia 2

desmatamento amazonia 3

desmatamento amazonia 4

O estado do Amazonas possui a maior área contínua de floresta amazônica, e há ainda muitas áreas de floresta intacta. Se tais área forem destruídas, muitos benefícios ambientais para o planeta estariam perdidos. Apenas em 2016, o em relação ao ano anterior.

desmatamento amazonia 5

desmatamento amazonia 6

desmatamento amazonia 7

Fonte fotos: Greenpeace

As imagens capturadas pelo fotógrafo Daniel Beltra do Greenpeace mostram grandes áreas de floresta em perigo, com a evidência da presença de atividades humanas, como a extração do ouro e a construção de estradas. Ao redor das Unidades de Conservação, também existem vestígios de desmatamento recente e algumas áreas também recentemente queimadas, provavelmente, para abrir espaço para novas explorações pecuária, industrial ou madeireira.

A criação das Unidades de Conservação foi um passo importante na luta para a preservação da floresta Amazônica. Entre 2005 e 2012 estas áreas ajudaram a reduzir a taxa de desmatamento e, se o Governo quiser reduzir ou cancelar alguma delas, teme-se que a corrida pelo, falso deve-se dizer, desenvolvimento econômico, coloque ainda mais em perigo uma das áreas-chave para a sobrevivência do planeta.

Especialmente indicado para você:

INDONÉSIA PASSA O MANEJO FLORESTAL PARA AS MÃOS INDÍGENAS: VITÓRIA!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...