Qual é a melhor maneira de reduzir as emissões de CO2?


Qual é a melhor maneira de reduzir as emissões de CO2 e combater a mudança climática? Acho que todo mundo sabe, mas a Universidade de Oxford, comparando vários métodos para remover o gás carbônico da atmosfera, confirmou que o plantio de árvores é a melhor maneira de reduzir estas emissões.

A Europa fixou metas ambiciosas para a redução das emissões de CO2. A ajuda virá de novos projetos de florestamento e reflorestamento. O novo relatório foi preparado pela Smith School of Enterprise and the Environment da própria Universidade de Oxford.

De acordo com dados fornecidos pelos especialistas, um hectare de floresta pode sequestrar cerca de 3,7 toneladas de CO2 por ano, a um custo menor que US$ 100 por tonelada. As árvores não só melhoram a qualidade do ar, como também ajudam a melhorar a qualidade do solo.

Outras técnicas, como por exemplo a que permite capturar as emissões de CO2 diretamente das centrais de combustão de biomassa, podem ser facilmente superadas, pelo menos hoje, pelo bom hábito de plantar árvores. Tendo em vista o alto custo, algumas tecnologias podem não ter um impacto significativo em até 2050.

Leia também: Enquanto a crise hídrica se agrava, grupo protesta plantando árvores

A Oxford enfatiza que uma melhor gestão das terras agrícolas pode contribuir para a contenção das emissões de CO2. É necessário, de acordo com os pesquisadores, tomar medidas para descarbonizar o máximo possível os sistemas de geração de energia e agrícolas.

Nas próximas décadas, provavelmente, serão desenvolvidas tecnologias de baixo custo para a redução das emissões ou para a captura do CO2 em excesso, quando a verdadeira revolução ainda está no plantio de árvores.

Todos nos comprometemos a fazer um planeta mais verde: plantemos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...