Sebastião Salgado famoso fotógrafo brasileiro

Sebastião Salgado concorre a prêmio Personalidade Ambiente na Itália

Sebastião Salgado, o famoso fotógrafo brasileiro que rodou o mundo com sua máquina registrando os abusos sobre os direitos dos trabalhadores, a pobreza e os efeitos destrutivos da economia de mercado nos países em desenvolvimento, concorre ao prêmio em Roma, Itália.

O Prêmio tem como objetivo dar reconhecimento à pessoa, de qualquer nacionalidade, que, a critério do eleitor (internauta), desempenhou um papel de grande importância para o meio ambiente no ano em curso, através da proposição de idéias, práticas, informações, políticas e ou empresas.

Os candidatos são escolhidos por uma equipe técnica formada por jornalistas, ONGs, associações ambientalistas e afins.

foto

O brasileiro concorrente à lista decidiu tornar-se fotógrafo depois de uma missão na África. Em 1973, fez uma reportagem sobre a seca no Sahel, em seguida uma sobre as condições de vida dos trabalhadores migrantes na Europa. Um ano depois começou a trabalhar para a agência Sygma e documentou a revolução em Portugal e a guerra colonial em Angola e Moçambique. Em 1994 criou com Lelia Wanick Salgado, a agência fotográfica Amazonas Images. Sebastião Salgado esteve sempre preocupado em revelar o sistema econômico e social em que vivemos, dedicando meses, se não anos, a desenvolver e a se aprofundar em temas de grande importância humanitária.

Quem é fã do fotógrafo, e quiser, pode votar nele como Personagem Ambiente, clicando aqui.

Leia também: Fotografar a luta dos atingidos pelas barragens de Belo Monte e outras na região amazônica

Fonte foto: pinterest.com

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.

Veja Também

gelo

Gelo do Ártico derrete em ritmo alarmante e pode libertar vírus e bactérias mortais

Vírus e bactérias que estão “hibernando” no frio polar Ártico podem acordar de um sono …