Nenhum telhado será desperdiçado. Nesta cidade, tudo vira verde!


Criada pela prefeitura de Utrecht, na Holanda, a campanha “no roofs unused”, consiste em fazer com que nenhum telhado seja desperdiçado.

Para que isso aconteça, a iniciativa visa não só instalar, mas também incentiva a instalação de telhados verdes para garantir a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar e do ambiente urbano.

Esse projeto começou em 2019, quando Utrecht instalou telhados verdes sobre 316 paradas de ônibus, utilizando o Sedum, um tipo de planta que atrai abelhas, pássaros e borboletas.

Além do teto verde, as paradas de ônibus também foram equipadas com iluminação em LED, painéis solares e bancos de bambu.

A medida rendeu à Utrecht o título de cidade mais sustentável do país devido à compra de eletricidade verde, aproveitamento de zonas ambientais, exploração de energia solar e incentivo ao ciclismo.

Além de fornecer um lar para pequenos animais, as ilhas verdes sobre os pontos de ônibus ajudam a capturar partículas finas de poluição e coletam a água da chuva para manter a temperatura agradável.

A prefeitura de Utrecht está oferecendo um subsídio de 50% do custo para quem transformar seu próprio telhado em uma área verde.

Um exemplo disso é o projeto Wonderwood Vertical Forest, que nada mais é do que um espaço planejado próximo à estação ferroviária central da cidade.

Fonte fotos: Euronews

Em uma torre de 90 metros de altura, 10.000 plantas de 30 espécies serão plantadas, oferecendo o equivalente a um hectare de floresta no meio da cidade.

De acordo com os projetistas, 360 árvores selecionadas e 9.640 arbustos serão capazes de absorver 5,4 toneladas de CO2 por ano, podendo produzir cerca de 41 toneladas de oxigênio. Além de oferecer proteção aos pássaros que vivem nas cidades, reconectando as pessoas com a natureza.

Segundo informações do site Energy in Demand, a conclusão desse projeto está prevista para 2022. A “floresta vertical” será composta por 200 apartamentos com fachadas e varandas repletas de árvores e arbustos iguais aos do Central Park em Nova York.

Nenhum telhado será desperdiçado

Além desse projeto, está em discussão no conselho municipal a obrigatoriedade de tornar verdes os telhados de todos os prédios da cidade.

O intuito do vereador Kees Diepeveen é o de que todos os telhados sejam aproveitados com plantas ou com painéis solares. Segundo ele, os telhados mais baixos serão os verdes, enquanto que os mais altos terão painéis solares. Porém, deverá existir uma combinação entre os dois para que os painéis solares tenham o resfriamento adequado.

O site EuroNews também publicou uma matéria sobre o Wonderwook Vertical Forest. Nessa publicação,  os projetistas afirmam que esse tipo de projeto funciona como um “laboratório aberto” para ajudar a descobrir o que funciona melhor para a biodiversidade urbana.

E como bem lembrou o site, “estar perto das plantas nos faz sentir bem e está comprovado que a exposição à natureza aumenta nosso bem-estar mental. Quanto mais longe você vive de uma área verde, maior o risco de desenvolver problemas de saúde mental”.

Por isso, que tal construir uma área verde na varanda da sua casa? Além de deixar o ambiente urbano mais verde e agradável, ainda promove um bem estar para nós e para a natureza!

Talvez te interesse ler também:

10 árvores ideais para calçadas: lindas e coloridas! FOTOS

Quais Plantas Atraem Borboletas? Veja a lista!

A orquídea purifica o ar da casa, ajuda a acalmar os nervos e alivia dores de cabeça




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...