Existe uma dura realidade que dói só de pensar: a fome e a miséria de várias pessoas que vivem na extrema pobreza, tendo que enfrentar, como poucas alternativas disponíveis para elas, a busca de alimentos nos lixos.
E os problemas da fome e da miséria têm aumentado em nosso país, fato constatado até pelo relatório da ONU – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que divulgou o Mapa da Fome no Mundo 2018, informando quais são os países que passam por este problema, entre os quais, figura o Brasil.
Pensando nisso, quando você for descartar algo no lixo o faça de forma consciente, pois, podemos evitar o descarte de certos tipos de lixos encaminhando-os para reciclagem, e o que não for possível reciclar, reutilizando ou reaproveitando pois, muita gente, infelizmente, vai procurar por aquilo que você descartou… para comer!
O que fazer com a comida que sobrou?
Cascas de legumes e frutas, grãos crus podem ser reaproveitados e transformados em adubo através da compostagem caseira. Saiba como fazer isso em:
Já a comida cozida e os alimentos processados não são apropriados para o preparo do adubo caseiro, mas, existe uma forma de evitar jogá-los no lixo, como reaproveitá-los em novas receitas e, se ainda assim sobrar, ou não der para fazer isso, outra alternativa é dar para animais e/ou moradores de rua. Entretanto, se isto também, não for possível, o recomendável é embalar bem com uma cartolina ou um saco de papel grosso e enrolar bem com um jornal, protegendo e preservando mais dessa forma essa comida descartada no lixo. Essa atenção à comida jogada no lixo se deve ao fato que, mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, existe gente passando fome em nosso país, catando comida em lata de lixo e dormindo na rua.
Nossa atitude consciente ao descarte de alimentos no lixo irá reduzir a contaminação desses, que infelizmente, sacia a fome de quem vive na miséria.
Se cada cidadão jogar no lixo o estritamente necessário e encaminhar, produtos ou materiais para os destinos corretos, os aterros sanitários e lixões diminuirão e só se jogará, no mínimo, lixo orgânico e rejeitos (papel higiênico, por exemplo) com menos possibilidade de contaminação se forem bem embalados para o descarte.
Também podemos mudar essa realidade se donos de restaurantes e pessoas que em seus lares tiverem comida sobrando, em vez de jogá-la, a der para quem tem fome. Isso diminuirá a possibilidade de quem vive na miséria comer comida do lixo.
E pensa você jogando no lixo cocô do cachorro, bituca de cigarro e objetos cortantes quando provavelmente alguém irá revirá-lo em busca de alimento?
O cocô do cachorro, qual é o destino correto?
No caso das pessoas que têm muitos animais, existem algumas alternativas de descarte correto das fezes deles, como por exemplo:
Se tiver muitos animais e também bom espaço no local que eles vivem, a sugestão é fazer uma espécie de fossa especial ligada ao esgoto para o descarte das fezes. Entretanto, se não tiver possibilidade de ter um sistema sanitário interno exclusivamente destinado à isso, descarte as fezes bem embaladas com jornal em um saco plástico biodegradável e destine-as para a coleta do lixo comum mas, se possível, evite fazer isso.
Caso, sejam poucos animais, recolha e descarte as fezes na privada.
Ao levar seu pet para passear, recolha as fezes que ele faz na rua e as descarte de uma dessas maneiras, a que for mais viável para você. Assim, você contribui com o serviço dos garis e a limpeza das ruas.
Caso seja impossível descartar as fezes do animal em casa, embale-as bem em jornal antes de colocá-las na lixeira da rua. Alguém poderá revirar o lixo da rua em busca de alimento.
Cuidado com bituca de cigarro!
Ao jogar as bitucas de cigarro no lixo, confira se estão bem apagadas para evitar incêndio ou queimadura e as embale bem.
Se estiver fumando em local externo não jogue bituca de cigarros no chão, pois, além de sujar e poluir o ambiente corre-se o risco, se estiverem acesas, de provocar incêndios.
Conheça os prejuízos que a bituca de cigarro traz para o ambiente:
Respeito aos garis
E não somente respeito àqueles que infelizmente buscam alimentos no lixo. Garis também sofrem com o descarte incorreto.
Neste vídeo, do canal Rede TVT com a reportagem da Rede Minas, são mostrados os depoimentos dados pelos funcionários da coleta de lixo pública, Cláudio Melquiades, Lúcio Antônio e Maxwel Vinícius, contando sobre os acidentes que sofreram por conta do descarte de lixo feito de forma incorreta.
Devido a isso, o Chefe de Segurança do Trabalho Agnaldo Marques dá algumas dicas e orientações sobre como jogar o lixo cortante ou perfurante, na impossibilidade de encaminhá-lo para os locais de descarte corretos. Confira e se informe mais sobre isso!
O destino correto para cada tipo de lixo
Marcela Brito neste vídeo do seu canal, dá algumas dicas importantes e esclarecedoras de como separar e descartar o lixo de forma correta e consciente.
O que não jogar no lixo
Segue uma lista do que não jogar no lixo, para o descarte consciente dos vários tipos de resíduos, evitando prejuízos aos outros seres e ao meio ambiente:
Produtos tóxicos e/ou inflamáveis
Encaminhe restos de produtos químicos e tóxicos ou que estejam vencidos para pontos de coletas em locais onde são vendidos esses tipos de produtos.
Medicamentos e seringas usadas
Entregue medicamentos vencidos para farmácias que realizam a coleta desses produtos.
As seringas usadas, se não for possível lavá-las e esterilizá-las para encaminhá-las para reciclagem, com a devida permissão, leve-as para clínicas ou hospitais para serem descartadas no lixo hospitalar desses locais, saiba mais em:
Objetos e materiais cortantes e perfurantes
Materiais como vidros, arames, ferramentas e pregos quebrados, entre outros: leve-os para a cooperativa de reciclagem, bem embalados e com etiqueta discriminando o tipo de objeto ou material e, ainda, reforce avisando na hora de fazer a entrega desse reciclável.
Materiais reutilizáveis, reaproveitáveis ou recicláveis
Não jogue no lixo materiais como plásticos, metais, vidros, garrafas, latas, papelão, tetrapak, papéis, borracha, objetos descartáveis, roupas, bolsas e calçados, entre outros.
Um dos destinos corretos desses materiais é a Coleta Seletiva de Reciclagem.
Materiais que possuem radiação ou toxidade
Produtos como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos, lâmpadas led ou fluorescentes, entre outros, é recomendável que sejam encaminhados para algum ponto de coleta onde foram fabricados, ou até supermercados que recebem estes materiais para encaminhar para o destino correto.
Neste caso também há a possibilidade de pesquisar pela Internet locais que fazem este tipo de coleta, um site que faz serviço é o eCycle, com seu Mecanismo de busca de Pontos de coleta de materiais perigosos.
O que encaminhar para a Reciclagem
Como visto, existem materiais, objetos e produtos que podem não servir para nós, mas, por serem recicláveis, o descarte correto é para uma cooperativa de reciclagem, um ecoponto ou um catador de material reciclável. Você dessa forma contribui para o trabalho e renda daqueles que fazem esse serviço, além, de dar um destino adequado para esses materiais.
Consumo e Descarte Consciente = Redução do lixo no Planeta
A melhor maneira de contribuirmos para reduzir a poluição, a contaminação, o desperdício, a fome, os lixões e aterros sanitários é praticar o Consumo Consciente e o Descarte Correto do Lixo.
Estima-se que a população global chegou a 7,7 bilhões em abril de 2019. Se cada um de nós se tornar mais consciente de suas escolhas e atitudes, promoveremos uma verdadeira Revolução em nosso Planeta, em prol de melhor qualidade de vida para todos! Esse é o nosso objetivo. Um mundo melhor é possível!
Talvez te interesse ler também:
PAGPAG: O PRATO QUE VEM DO LIXO, EM MANILA, FILIPINAS (VÍDEOS)
CATADORES DE SONHOS, DOCUMENTÁRIO DA VIDA DOS CATADORES NO LIXÃO DE AURÁ, BELÉM
MÁ GESTÃO DO LIXO CAUSA PROBLEMAS DE SAÚDE À TODA SOCIEDADE