Descarte o lixo corretamente, pois muita gente se alimenta dele


Existe uma dura realidade que dói só de pensar: a fome e a miséria de várias pessoas que vivem na extrema pobreza, tendo que enfrentar, como poucas alternativas disponíveis para elas, a busca de alimentos nos lixos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Brasil é um dos  países onde a fome e da miséria têm aumentado

Pensando nisso, quando você for descartar algo no lixo o faça de forma consciente, pois podemos evitar o descarte de certos tipos de lixos encaminhando-os para reciclagem, e o que não for possível reciclar, reutilizando ou reaproveitando, pois muita gente, infelizmente, vai procurar por aquilo que você descartou… para comer!

O que fazer com a comida que sobrou?

Cascas de legumes, frutas e grãos crus podem ser reaproveitados e transformados em adubo através da compostagem caseira.

Já a comida cozida e os alimentos processados não são apropriados para o preparo do adubo caseiro. Mas existe uma forma de evitar jogá-los no lixo, como reaproveitá-los em novas receitas e, se ainda assim sobrar ou não der para fazer isso, outra alternativa é dar para animais e ou pessoas em situação de rua.

Como descartar corretamente a comida no lixo

Entretanto, se não for possível doar as sobras, o recomendável é embalar a comida bem com uma cartolina ou um saco de papel grosso e enrolar bem com um jornal, protegendo e preservando melhor a comida descartada no lixo.

Preste atenção à forma como joga a comida no lixo porque, mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo, existe gente passando fome em nosso país, catando comida em lata de lixo e dormindo na rua.

Nossa atitude consciente ao descarte de alimentos no lixo irá reduzir a contaminação desses, que infelizmente, sacia a fome de quem vive na miséria.

Se cada cidadão e restaurante que tivesse comida sobrando, em vez de jogá-la doasse a quem tem fome, isso diminuiria a possibilidade de quem vive na miséria comer comida do lixo.

E pensa você jogando no lixo cocô de cachorro, bituca de cigarro e objetos cortantes quando provavelmente alguém irá revirá-lo em busca de alimento?

O cocô do cachorro, qual é o destino correto?

No caso das pessoas que têm muitos animais, existem algumas alternativas de descarte correto das fezes deles, como por exemplo:

Se tiver muitos animais e também bom espaço no local que eles vivem, a sugestão é fazer uma espécie de fossa especial ligada ao esgoto para o descarte das fezes. Entretanto, se não tiver possibilidade de ter um sistema sanitário interno exclusivamente destinado a isso, descarte as fezes bem embaladas com jornal em um saco plástico biodegradável e destine-as para a coleta do lixo comum mas, se possível, evite fazer isso.

Caso, sejam poucos animais, recolha e descarte as fezes na privada.

Ao levar seu pet para passear, recolha as fezes que ele faz na rua e as descarte de uma dessas maneiras, a que for mais viável para você. Assim, você contribui com o serviço dos garis e a limpeza das ruas.

Caso seja impossível descartar as fezes do animal em casa, embale-as bem em jornal antes de colocá-las na lixeira da rua. Alguém poderá revirar o lixo da rua em busca de alimento.

Cuidado com bituca de cigarro!

Ao jogar as bitucas de cigarro no lixo, confira se estão bem apagadas para evitar incêndio ou queimaduras.

Se estiver fumando em local externo não jogue bituca de cigarros no chão, pois além de sujar e poluir o ambiente, corre-se o risco, se estiverem acesas, de provocar incêndios.

Conheça os prejuízos que a bituca de cigarro traz para o meio ambiente:

Respeito aos garis

E não somente respeito àqueles que infelizmente buscam alimentos no lixo. Garis também sofrem com o descarte incorreto.

Assista no vídeo abaixo, depoimentos de funcionários da coleta de lixo em Minas Gerais, sobre os acidentes que sofreram por conta do descarte incorreto de lixo.

No vídeo, o Chefe de Segurança do Trabalho Agnaldo Marques, dá algumas dicas e orientações sobre como jogar o lixo cortante ou perfurante, na impossibilidade de encaminhá-lo para os locais de descarte corretos. Confira !

O que não jogar no lixo

Segue uma lista do que não jogar no lixo, para o descarte consciente dos vários tipos de resíduos, evitando prejuízos aos outros seres e ao meio ambiente:

Produtos tóxicos e ou inflamáveis

Encaminhe restos de produtos químicos e tóxicos ou que estejam vencidos para pontos de coletas em locais onde são vendidos esses tipos de produtos.

Medicamentos e seringas usadas

Entregue medicamentos vencidos para farmácias que realizam a coleta desses produtos.

As seringas usadas, se não for possível lavá-las e esterilizá-las para encaminhá-las para reciclagem, com a devida permissão, leve-as para clínicas ou hospitais para serem descartadas no lixo hospitalar desses locais. Saiba mais em:

Objetos e materiais cortantes e perfurantes

Materiais como vidros, arames, ferramentas e pregos quebrados, entre outros: leve-os para a cooperativa de reciclagem, bem embalados e com etiqueta discriminando o tipo de objeto ou material e, ainda, reforce avisando na hora de fazer a entrega desse reciclável.

Materiais reutilizáveis, reaproveitáveis ou recicláveis

Não jogue no lixo materiais como plásticos, metais, vidros, garrafas, latas, papelão, tetrapak, papéis, borracha, objetos descartáveis, roupas, bolsas e calçados, entre outros.

Um dos destinos corretos desses materiais é a Coleta Seletiva de Reciclagem.

Materiais radioativos ou tóxicos

Recomenda-se que  produtos como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos, lâmpadas led ou fluorescentes, entre outros, sejam encaminhados para algum ponto de coleta onde foram fabricados, ou até supermercados que recebem estes materiais para encaminhar para o destino correto.

Neste caso também há a possibilidade de pesquisar pela Internet locais que fazem este tipo de coleta.

O que encaminhar para a Reciclagem

Existem materiais, objetos e produtos que podem não servir para nós, mas por serem recicláveis, o descarte correto é para uma cooperativa de reciclagem, um ecoponto ou um catador de material reciclável. Dessa forma, você contribui para o trabalho e renda daqueles que fazem esse serviço, além de dar um destino adequado para esses materiais.

Consumo e Descarte Consciente = Redução do lixo no Planeta

A melhor maneira de contribuirmos para reduzir a poluição, a contaminação, o desperdício, a fome, os lixões e aterros sanitários é praticar o Consumo Consciente e o Descarte Correto do Lixo.

Estima-se que a população global tenha chegado a 8 bilhões em dezembro de 2022. Se cada um de nós se tornar mais consciente de suas escolhas e atitudes, promoveremos uma verdadeira Revolução em nosso Planeta, em prol de melhor qualidade de vida para todos! Esse é o nosso objetivo. Um mundo melhor é possível!

Talvez te interesse ler também:

PAGPAG: O PRATO QUE VEM DO LIXO, EM MANILA, FILIPINAS (VÍDEOS)

CATADORES DE SONHOS, DOCUMENTÁRIO DA VIDA DOS CATADORES NO LIXÃO DE AURÁ, BELÉM

MÁ GESTÃO DO LIXO CAUSA PROBLEMAS DE SAÚDE À TODA SOCIEDADE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...