As fotos chocantes de um mar de plástico…no Caribe!


Um paraíso, um lugar dos sonhos que sempre foi considerado o símbolo da beleza natural. Mas o Caribe está escondendo uma sua outra face. Um verdadeiro mar de lixo envolvendo suas ilhas, mostrado pelas fotos tiradas da Reserva Marinha dos Cayos Cochinos pela fotógrafa Caroline Power.

Cayos Cochinos é um grupo de ilhas formado por duas pequenas ilhas e 13 cayos (ilhas rasas, pequenas, arenosas, formadas na superfície por um arrecife de coral).

Localizada a cerca de 30 km a nordeste de La Ceiba, na costa norte de Honduras, estas ilhas fazem parte de uma reserva marinha protegida. O recife de coral do qual fazem parte é o segundo maior do mundo e é conhecido como a Barreira de Coral Mesoamericana.

Caroline, especialista em fotografia subaquática, dedica sua carreira a destacar os danos que o lixo plástico vem causando aos nossos oceanos e águas. Assim, recentemente, ela imortalizou uma cena de horror que se encontra ao largo da costa de Honduras, entre as ilhas Roatan e Cayos Cochinos.

O barco em que ela estava passou por uma extensão de lixo, principalmente feito de plástico.

“Ver algo que eu amo assim tão profundamente, danificado, lentamente sufocado até a morte por causa do lixo humano, tem sido devastador”, disse a fotógrafa ao Telegraph. “Uma vez que o lixo acaba no oceano, é incrivelmente difícil e caro removê-lo”.

A solução seria evitar isso, melhorando a gestão dos resíduos, a educação ambiental e a abertura de fábricas de reciclagem no mundo inteiro.

caribe plastico 2

caribe plastico 3

caribe plastico 4

As imagens acima mostram o que você pode encontrar visitando um dos locais de mergulho mais lindos do Caribe. A fotógrafa atravessou uma lixeira marinha de cerca de 10 km de largura:

“Em todo lugar que olhamos, havia sacolas de plástico de todas as formas e tamanhos e outras embalagens. Algumas estavam cheias e outras rasgadas. Infelizmente, muitas tartarugas, peixes, baleias e aves marinhas não sabem que é lixo e as confundem por comida”.

A Blue Planet Society, uma organização que pretende por fim à pesca e à super exploração dos oceanos, acredita que os resíduos vieram do rio Motágua na Guatemala, terminando no mar durante chuvas intensas.

A fotógrafa colocou suas fotos nas redes sociais para mostrar o que estamos fazendo com o nosso planeta:

“Se não mudarmos nosso comportamento agora, teremos mais plástico do que peixes no oceano”.

Talvez te interesse ler também:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

Fonte fotos Facebook




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...