Na permacultura meio hectare de terra alimenta 50 famílias


Uma chácara com 4 mil metros quadrados é capaz de produzir frutas, verduras, ovos, alimentos em quantidade e variedade suficiente para a alimentação de 50 famílias, você sabia? Sim, esse é um projeto inovador do Limestone Permaculture Farm na Austrália.

O projeto, liderado por Brett Cooper, é uma chácara de pequeno tamanho e produção intensiva, localizada em Stroud Valley (Nova Gales do Sul), desenhada e gerenciada pelos princípios da permacultura.

A iniciativa começou como um projeto familiar dos Cooper que, há doze anos decidiram aplicar os princípios da permacultura para cultivar alimentos para seu próprio consumo doméstico. No entanto, em pouco tempo a família Cooper entendeu que precisaria de mais terra cultivável e se mudaram para a propriedade atual, que tem meio hectare.

Segundo Brett Cooper, este projeto consegue alimentar 50 famílias – não quer dizer que consiga, integralmente, subsidiar toda a alimentação necessária a tanta gente mas sim, que é possível, com um manejo adequado e cuidadoso, em um sistema integrado de aproveitamento dos recursos naturais, uma enorme produção de alimentos, muito mais do que qualquer outro sistema conhecido.

Este é um benefício já reconhecido do sistema de permacultura, um sistema de cultivo e cuidado da terra e das águas com o objetivo de se conseguir a maior produtividade natural sem acréscimo de fertilização química ou agrotóxicos de qualquer tipo.

Atualmente a Limestone Permaculture Farm é um projeto que tem grande aceitação na comunidade do entorno e em cujo centro são oferecidos cursos e workshops para os que querem aprender mais sobre as técnicas da permacultura.

Por outro lado, este projeto subsidia o mercado de produtos orgânicos, tanto os de origem animal quanto os vegetais, em um manejo integrado que se fundamenta nos princípios filosóficos de Masanobu Fukuoka.

Leia mais sobre este assunto aqui: TÉCNICA JAPONESA USA PATOS, PEIXES E PLANTAS PARA PRODUZIR ARROZ ORGÂNICO

“Cada dia que passa estamos fazendo a transição para uma vida mais saudável, a criação de um mundo mais gratificante e positivo, não só para nós mesmos mas, principalmente, para nossos familiares, amigos e a comunidade em geral”, diz Brett Cooper.

Permacultura no Brasil

Já existem diversos projetos permaculturais implantados em terras brasileiras. Aqui lhes recordo a ECOVILA DOM JOSÉ – UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL, E BARATA, DE SE VIVER

Leia mais sobre permacultura:

PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA

PERMACULTURA E RADIESTESIA PARA A SUSTENTABILIDADE

PERMACULTURA: A CULTURA PERMANENTE QUE NÃO ESGOTA OS RECURSOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...