RJ adotará plano de economia de água e energia após Carnaval


No último dia 13, a Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou oficialmente a adoção de medidas específicas para a economia e uso racional de energia e de água. O anúncio à população será feito depois do carnaval.

Essa estratégia se baseia no baixíssimo nível dos reservatórios do estado do Rio e já conta com uma série de campanhas da CEDAE, a companhia estadual de água e esgoto, em diversos veículos de mídia.

“Toda Gota Conta”

No dia 12, “Toda gota conta” foi apresentada em entrevista coletiva na sede da companhia. Os filmes e outras peças publicitárias de conscientização contam com a participação do ator Marco Nanini, que dará dicas simples para economizar água na rotina doméstica.

Além das dicas de economia, a campanha do governo estadual mostrará como ocorre o desperdício de água no banho, ao lavar as mãos, escovar os dentes, lavar calçadas, entre outras ações.

O presidente da Cedae, Jorge Briard, disse que a campanha, além de conscientizar sobre o uso da água, tem o objetivo de prevenir períodos de desabastecimento. Segundo ele, a Cedae vem há alguns anos se preparando, porque nos últimos dez anos se observa comportamento hídrico diferenciado, e é preciso estar preparado, segundo ele, se a crise hídrica piorar. O site oficial da campanha irá divulgar, diariamente, novas alternativas e sugestões para que as pessoas economizem água em seu dia a dia.

Embora tais medidas de conscientização estejam sendo tomadas, os secretários e o prefeito negam a ideia do racionamento de água, pelo menos por algum tempo.

Até mesmo os órgãos públicos também terão que economizar no ar-condicionado e nas lâmpadas, além de evitar o desperdício de água, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, medida que já deveria ter sido implementada há muito, afinal, não são incomuns os desperdícios nesses edifícios grandiosos. Mas, antes tarde do que nunca!

Leia também: Crise hídrica: dessalinizar a água do Rio de Janeiro

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...